Será que trabalhar com metas de time traz vantagens efetivas para as empresas? Tal questionamento é feito constantemente por gestores ávidos por melhorar os números relacionados à performance de suas equipes. E sobre o assunto, o que podemos afirmar é: sim, ter metas ajuda a melhorar a eficiência e a performance de uma organização.

Quando os profissionais têm direcionamentos claros e entendem o propósito de uma empresa, eles se tornam mais produtivos e aptos a encontrar maneiras de ir além e não apenas de executar as suas funções; seus esforços são voltados para a construção do todo, pois há o entendimento de que a parte executada por um é fundamental para o resultado final.

Assim, existem muitos benefícios para aqueles que desenvolvem e implementam um plano de metas. Confira!

Obtenha resultados com metas alcançáveis

Para que as equipes estejam motivadas a cumprir com os objetivos propostos, é importante que os gestores criem metas que sejam condizentes com o trabalho que pode ser entregue. É claro que as pessoas devem ser desafiadas a suprir suas próprias expectativas e a serem mais eficientes, porém, quando os objetivos não estão claros ou exigem esforços extremos — dificilmente alcançáveis —, a desmotivação impede que bons resultados sejam conquistados.

Crie entendimento sobre prioridades

No decorrer do dia a dia, as equipes podem se perder na execução de muitas atividades que nem sempre são estratégicas e prioritárias. Quando há metas claras, os profissionais sabem o que deve ser feito primeiro e, assim, concentram os esforços em tarefas que permitirão que os objetivos sejam conquistados.

Desenvolva um trabalho estratégico

Foco é a palavra-chave quando o assunto está relacionado à meta. Quando as ações estão direcionadas para um objetivo específico, a atuação de todo o time torna-se mais estratégica, sem grandes desvios de atenção. Dessa forma, gasta-se menos tempo e menos recursos, ao mesmo tempo em que se obtém mais produtividade e eficiência.

Tenha uma equipe motivada

Saber o que deve ser feito para que resultados efetivos sejam alcançados aumenta a motivação do time e direciona os esforços. Além disso, estimula os profissionais a terem ideias que tornam as atividades mais estratégicas e inovadoras. Outro ponto é que o empenho e a energia de fazer o melhor trabalho é contagiante e desenvolve nos demais membros o desejo de corresponder àquilo que foi proposto.

Trabalhe com os recursos adequados

Em vez de gastar tempo e dinheiro em equipamentos e mão de obra desnecessários à rotina da instituição, tenha os recursos certos para a execução das metas. Se o caminho foi traçado, fica mais fácil identificar o que é preciso para percorrê-lo, certo? Dessa forma, desperdícios são evitados e os aportes financeiros são voltados para o que realmente justifica os investimentos.

Para desenvolver um plano de metas, convide não somente os superiores, mas também membros da equipe. Como os funcionários estarão diretamente ativos na execução de tarefas que influenciarão os resultados, ouvir o que eles têm a dizer é importante, pois traz engajamento e reforça o senso de participação.

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário contando sobre sua experiência no planejamento, gestão ou execução de metas de time.

ACP

ACP

ACP: há 129 anos conectando o comércio, a indústria e os serviços.