Você sabia que qualquer pessoa (física ou jurídica) pode colocar clientes devedores no registro de inadimplentes, a fim de negativá-los? Para tanto, é preciso estar associado ao SCPC por meio das Associações Comerciais ou das CDLs (Câmaras de Dirigentes Lojistas).

Esse órgão é importante por ajudar a proteger os empresários de clientes devedores — mas essa não é a única vantagem. Quer saber quais são as outras? Continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que é o registro de inadimplentes do SCPC e como realizá-lo?

O SCPC, sigla que corresponde a Serviço Central de Proteção ao Crédito, é uma instituição financeira de dados privados de caráter público, que tem como objetivo oferecer informações seguras para que os empresários possam consultar antes de conceder crédito aos clientes. Para a realização do registro de inadimplentes de clientes, é preciso:

  • manter o cadastro completo do cliente para informar os dados do devedor e da dívida;

  • ter um documento assinado confirmando a dívida;

  • verificar o tempo de atraso da prestação;

  • acessar o sistema do SCPC para fazer o registro.

Depois de ter um registro de inadimplentes, é importante ficar atento para retirar o nome do cliente, imediatamente, após a quitação da dívida.

Quais são as vantagens do registro de inadimplentes?

Ao contrário do que muitos empresários pensam, as vantagens do registro de inadimplentes para empresa são muitas, sendo as principais:

  • cobrança automática — com o registro, há envio de cartas de cobrança que têm altas taxas de retorno para negociação ou quitação de dívidas;

  • direcionamento das estratégias — o registro ajuda a direcionar as ações para que os clientes entendam os benefícios da recuperação de crédito e aconteça o aumento e o sucesso do processo;

  • redução de custos — o registro de inadimplentes permite monitorar e acompanhar não apenas os clientes inadimplentes, como também a evolução da dívida;

  • aumento da rentabilidade e do retorno das estratégias de cobrança — isso porque o SCPC agrega força e credibilidade.

Além de tudo isso, é preciso entender que facilitar e simplificar o pagamento de dívidas em atraso e aumentar as chances de recuperação de crédito do cliente são os principais objetivos do registro de inadimplência. Ou seja, estamos falando de uma estratégia de recuperação de crédito e melhora de relacionamento com o cliente.

Qual a importância do score na concessão de crédito?

O score de crédito é a métrica que condensa os hábitos financeiros das pessoas no mercado de crédito. Quanto mais alto os pontos dos clientes, maiores são as chances dessa pessoa honrar compromissos financeiros.

As empresas utilizam a pontuação como uma informação fundamental para decidirem se concederão ou não financiamentos. O sistema de pontuação varia entre zero e mil pontos:

  • até 300 pontos, existe um alto risco de inadimplência do cliente;

  • entre 300 e 700, há um médio risco de inadimplência do cliente;

  • acima de 700 pontos, há um baixo risco de inadimplência do cliente.

Esse sistema é proveitoso tanto para a empresa quanto para o cliente, que também pode acompanhar própria saúde financeira constantemente.

Este artigo foi útil para entender o registro de inadimplentes? Então, que tal aproveitar a visita e aprofundar seu conhecimento sobre o score? Acesse nosso conteúdo e saiba a importância do score na concessão de crédito!