Atualmente, os empresários têm consciência de que o principal ativo de uma empresa são os funcionários que trabalham nela. Portanto, é preciso investir no treinamento e desenvolvimento de pessoas, melhorando, assim, diversos setores do seu negócio como atendimento e resolução de problemas de uma forma geral.

Mas qual é, de fato, a diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas? Aliás, será que tem diferença? Sim, o treinamento e o desenvolvimento abordam coisas diferentes e você entenderá agora sobre cada um desses conceitos. Continue a leitura!

O que é treinamento de pessoas?

No treinamento de pessoas, a organização tem como principal objetivo fazer com que os colaboradores aprendam uma nova habilidade ou que possam aperfeiçoar uma já existente para um determinado cargo ou função.

O treinamento costuma oferecer excelentes resultados e a curto prazo. Ele tem como foco aumentar a produtividade e a eficiência dos funcionários, evitar erros, aumentar a qualidade do atendimento, promover mais segurança para o trabalho, entre outros aspectos.

Há diferentes tipos de treinamentos. Eles podem ser presenciais, a distância, rodízio, estágio, reuniões informativas, visita técnica, palestras, workshop, seminários, assinaturas em jornais ou revistas, entre outros.

O que é desenvolvimento de pessoas?

Tem como principal foco o aperfeiçoamento dos conhecimentos já existentes. É uma forma de tornar os seus colaboradores mais capacitados de forma que essas novas informações possam ajudá-los a realizar sua função da melhor forma possível.

Ao contrário do treinamento, o desenvolvimento de pessoas costuma apresentar resultados de médio e longo prazo. Outra diferença é que, enquanto o treinamento é feito para um grupo de pessoas, o desenvolvimento costuma ser realizado com um único funcionário, normalmente um gestor ou outra pessoa que esteja na coordenação.

Qual a importância do treinamento e desenvolvimento de pessoas?

O treinamento de pessoas é uma ferramenta essencial para qualquer empresa, não importa o tamanho. Reciclar os conhecimentos e manter os colaboradores sempre atualizados sobre as tendências do mercado é uma forma de atrair e manter bons clientes. Por exemplo, oferecer um treinamento sobre como melhorar o atendimento é essencial, especialmente se você oferece um serviço, já que é algo intangível.

Um bom atendimento pode ser o diferencial da sua empresa no mercado. Você também pode investir em diversos outros treinamentos como a organização do estoque, entre outras tarefas importantes.

Quanto ao desenvolvimento de pessoas, vamos citar o exemplo de um curso para desenvolver a inteligência emocional. Desenvolver essa habilidade em um colaborador que é um gerente de departamento evita diversos problemas, especialmente, conflitos entre as pessoas.

Um funcionário com uma boa inteligência emocional desenvolvida consegue contornar e solucionar problemas que antes pareciam difíceis. Esse tipo de inteligência leva ao autoconhecimento que, por sua vez, é importantíssimo dentro das organizações.

Promover treinamento e desenvolvimento de pessoas dentro da sua empresa é fundamental para o crescimento e expansão dela. Se você quer se destacar no mercado, conquistar mais clientes e aumentar os lucros, precisa investir no seu ativo mais importante: os colaboradores. Eles estão em contato direto com o trabalho e com os consumidores e, assim, podem identificar melhor as principais necessidades que eles apresentam.

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