A pesquisa de satisfação do cliente é um instrumento que, se bem usado, pode ajudar uma marca a entender se os produtos vendidos, serviços prestados e processos de comercialização estão de acordo com as expectativas do público-alvo.

Após a aplicação, os resultados trazem informações valiosas para que a empresa aprimore seu trabalho e, com isso, passe a entregar aquilo que o cliente almeja. Pontos fortes podem ser sobressaltados e os pontos fracos, aprimorados.

Para conhecer outras vantagens de realizar pesquisa de satisfação do cliente, continue a leitura!

Conquistar a confiança do cliente

Ao perguntar ao consumidor o que ele acha da empresa e dos produtos, e o que pode ser feito para atender melhor às expectativas dele, consequentemente haverá um aumento da confiança na marca.

A pesquisa deve ser um canal seguro para que o cliente ofereça feedbacks e mostre qual a percepção dele sobre todo o processo de compra. Ao se sentir ouvido e parte integrante das melhorias, ele considerará a marca não somente como uma fonte de compras, mas também como uma aliada que entende seus desejos e necessidades.

Aumentar as vendas

Cliente satisfeito é comprador recorrente e promotor da marca. Quando ele gosta do que consome, aumentam as chances de comprar outros produtos que ainda não experimentou, e de convidar pessoas próximas para conhecê-los.

Durante a pesquisa, pergunte sobre o que ele já consumiu e se conhece algum outro produto específico ou item de lançamento. Se for possível customizar o documento, indique itens complementares à última compra para vender mais.

Fazer melhorias pontuais

Em vez de gastar tempo e dinheiro pensando no que você pode fazer para aumentar a satisfação do cliente e tornar os processos de venda mais eficientes, pergunte a quem é de interesse ter produtos e serviços melhores.

Ao responder uma pesquisa, o entrevistado falará diretamente sobre o que ele espera da empresa, o que é importante para o desenvolvimento de produtos e de formas de venda que sejam mais eficientes.

Usar trechos para prova social

As pesquisas de satisfação devem ser feitas para atender a interesses diferentes. Elas podem ser elaboradas para respostas quantitativas e/ou qualitativas; com ou sem identificação.

Caso você decida aplicar um questionário em que o consumidor tenha a possibilidade de colocar o nome, é interessante pedir autorização para publicar trechos da resposta como material de divulgação.

Tal retorno, conhecido como prova social, é bastante persuasivo e faz com que outros potenciais clientes vejam a marca de forma humanizada. 

Reforçar o engajamento da equipe

Quando um profissional tem feedback sobre o trabalho dele, ou sobre o da equipe que integra, ele sente uma responsabilidade maior de fazer sua atividade com cada vez mais primor. Por isso, colocar itens que avaliem a equipe e retornar a resposta a ela é um ponto de aprimoramento e engajamento.

Viu como é importante desenvolver uma pesquisa de satisfação do cliente após a realização de uma compra? Agora, coloque a “mão na massa” e comece já a formular a sua estratégia para aproveitar todas as vantagens que apontamos.

Para ampliar ainda mais o alcance da sua marca, entenda a importância de utilizar as redes sociais da empresa.

ACP

ACP

ACP: há 129 anos conectando o comércio, a indústria e os serviços.