Você, em algum momento, já desenvolveu algo sob demanda? Ou seja, esperou que o seu cliente fizesse primeiro o pedido para só depois começar a produzir ou entrar em contato com o fornecedor? Os serviços sob demanda estão em alta no mercado e há diversos motivos para isso.

Essa modalidade costuma aumentar muito em épocas de crise, nas quais o empreendedor precisa manter a qualidade dos serviços mais do que nunca. É necessário sustentar a oferta para não deixar as vendas caírem.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse tipo de serviço e como ele pode ser útil para o seu negócio? Então, continue com a leitura!

Por que contratar serviços sob demanda?

Um dos grandes motivos pelos quais as empresas vêm buscando os serviços sob demanda é que contratar funcionários pode custar caro. Em tempos de crise, esse é um investimento valioso, portanto, se a empresa conseguir manter o fornecimento de serviços com qualidade sem precisar fazer essa contratação, as vantagens são grandes.

Assim, a preferência de serviços sob demanda vem subindo. Se você não precisa de um funcionário presente 8 horas por dia, mas sim de forma periódica, o “on demand” é uma excelente estratégia de negócios.

Além disso, a empresa contratante não tem nenhum vínculo empregatício com o profissional. Este, por sua vez, deverá cobrar da empresa contratada, ou seja, com a qual ele está cadastrado.

Por exemplo, agências de marketing fazem esse tipo de contratação o tempo todo. Como os serviços são feitos, em sua maioria, de forma isolada, ou seja, por projeto do cliente, não é necessário ter muitos profissionais trabalhando de forma interna. Assim, contratá-los sob demanda é um excelente negócio.

Como os serviços por demanda são utilizados?

Para se ter uma ideia melhor sobre como são os serviços sob demanda, vejamos abaixo alguns exemplos práticos do nosso dia a dia.

Uber

O Uber simplesmente conseguiu revolucionar a forma com a qual as pessoas contratam os serviços de um motorista. A empresa não tem um único carro, ou seja, não precisou de um grande investimento para a compra dos automóveis, mas, ainda assim, é uma das que mais cresce no Brasil.

Os motoristas não ficam esperando serem chamados, não são funcionários do Uber, mas, sim, profissionais autônomos que passaram por uma criteriosa seleção. Eles trabalham de acordo com a demanda, ou seja, são enviados quando há um pedido pelo aplicativo.

Netflix

Outra empresa que cresceu de forma exponencial no mundo todo. Cobrando por uma taxa mensal acessível, a Netflix consegue oferecer filmes, seriados e documentários “on demand”. Eles ganham de acordo com a demanda. Assim, quanto mais pessoas assinam, mais investimento em novos filmes e séries é feito pela empresa.

Eventos em geral

Normalmente, empresas que realizam eventos contam com funcionários fixos, mas também contratam muitos sob demanda. Especialmente quando essa empresa de eventos os realiza em diversas cidades de uma região ou mesmo em vários estados. Normalmente, elas precisam contratar uma equipe local apenas para aquele evento, sem a necessidade de uma contratação formal.

Assim, os serviços sob demanda estão cada vez mais atuantes no mercado. Além da crise, algo que tornou essa nova realidade possível foram os recursos tecnológicos. Os aplicativos para smartphones conseguiram deixar tudo mais acessível e prático, reduzindo, assim, os custos desses serviços para as empresas.

Gostou de aprender sobre os serviços sob demanda? Continue a leitura e descubra qual é a melhor forma de fazer uma análise micro e macro do ambiente empresarial.

ACP

ACP

ACP: há 129 anos conectando o comércio, a indústria e os serviços.