Um dos papéis de uma empresa é promover a saúde e o bem-estar dos seus funcionários. Para isso, ela pode aderir a ações nacionais e internacionais conhecidas, como a campanha do Outubro Rosa.

A mobilização tem a ideia de conscientizar e reforçar a necessidade da prevenção ao câncer de mama — o segundo mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Devido a sua importância e magnitude, esse é um dos esforços mais promovidos pelo país e é de extrema importância para todas as mulheres envolvidas de forma direta ou indireta no seu negócio.

Preparamos este conteúdo para que você conheça mais sobre o Outubro Rosa e entenda como pode promover a ideia na sua organização. Confira!

O que é a campanha do Outubro Rosa?

A iniciativa do Outubro Rosa surgiu por volta de 1990, nos Estados Unidos, e rapidamente se espalhou pelo mundo. Hoje em dia, a campanha é marcada pela mobilização de diferentes órgãos e empresas parceiras do movimento.

Além disso, diversos edifícios, pontos turísticos e monumentos espalhados pelo mundo passam a ser iluminados com a cor rosa e muitas atividades são propostas para chamar a atenção da importância do diagnóstico precoce da doença (com o autoexame nas mamas) e do seu tratamento.

Para muitas mulheres, não é um hábito comum fazer mamografias e outros exames preliminares que podem diagnosticar o câncer. Por isso, falar sobre a origem do movimento é fundamental para defender a valorização da vida e mostrar que ela começa com a conscientização das colaboradoras e pessoas de sua convivência.

Qual a sua importância?

O principal objetivo do movimento é, justamente, o de conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Com a identificação da doença em estágios iniciais, o tratamento pode ser mais simples e menos doloroso, além de a paciente correr menos perigos.

Já dentro das empresas, a campanha também promove a ideia de engajar os colaboradores para que eles saibam como ajudar e apoiar colegas que passem pelo tratamento, assim como valorizar toda e qualquer experiência de modo a trazer mais informações para o ambiente de trabalho.

Como promover na minha empresa?

Promover o Outubro Rosa na sua empresa pode envolver ações bastante simples, mas que podem impactar muito suas colaboradoras. Confira algumas ideias, a seguir.

Divulgue materiais informativos

Muitas instituições de confiança, como o próprio INCA, disponibilizam uma série de materiais gratuitos para download, como filipetas sobre prevenção, folders com recomendações para reduzir a mortalidade por câncer de mama, cartazes, vídeos, entre outros.

Você pode baixar e imprimir esses materiais e divulgar para as colaboradoras da sua empresa, assim como compartilhá-los nas suas redes sociais. Ajude a passar informações relevantes e conscientização para que cheguem a cada vez mais pessoas, contribuindo para o diagnóstico precoce.

Incentive a doação de cabelo

Um dos sintomas mais comuns no tratamento contra o câncer é a queda de cabelos e isso, muitas vezes, acaba afetando a autoestima dos pacientes. Diversas ONGs coletam doações de cabelos para a confecção de perucas para pacientes com câncer.

Você pode pesquisar as organizações presentes na sua cidade e conferir com mais detalhes como a doação é feita. Em geral, o procedimento é bastante simples: basta doar cerca de 15cm de cabelo e enviá-lo amarrado com um elástico dentro de um saco plástico bem vedado para a organização.

Essa pequena atitude das colaboradoras e mulheres da comunidade pode fazer toda a diferença para várias pacientes que passam pelo tratamento do câncer.

Arrecade lenços

Seguindo a mesma ideia da atividade anterior, você pode promover a arrecadação de lenços e outros acessórios, que servem para que as mulheres que não têm perucas possam cobrir a cabeça e, assim, cuidar da sua autoestima.

Como você viu, a campanha do Outubro Rosa é importante não só para promover a saúde e bem-estar das suas colaboradoras, mas também para ajudar toda a comunidade a estar mais consciente sobre o diagnóstico precoce. Com ações simples, você pode ajudar a salvar vidas.

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