Gerenciar um empreendimento de forma a fazê-lo alcançar o sucesso implica desenvolver estratégias para aumentar a competitividade. Afinal, o que faz um cliente preferir um comércio a outro se não o que o torna único?

Pensar que um mercado está saturado e que ideias inovadoras não serão bem aceitas, jamais ajudará a fazer com que uma marca se destaque.

Por isso, é importante analisar o negócio, conhecer o mercado e investir em atividades que possam trazer mais clientes e, consequentemente, mais lucratividade.

A seguir, veja onde e no que investir para fazer sua empresa ser objeto de desejo dos consumidores.

Invista em um atendimento personalizado

Conhecer as características do público-alvo do negócio contribui para que o atendimento seja eficiente e produtivo. A construção das chamadas personas (cliente imaginário com características dos reais e com pontos-chave de outros a serem alcançados) é parte integrante do processo de definição de um bom relacionamento.

Ao ter os dados em mãos, o gestor será capaz de criar um plano de ação, treinar a equipe, fazer compras condizentes com o interesse dos consumidores, ofertar informações de qualidade e agregar valor para a marca trabalhada.

“Mas como esses dados podem ser encontrados”? Pesquisas de mercado, uso de softwares de inteligência, conversas e observações, todos esses pontos documentados permitem a percepção do que o consumidor de seu comércio deseja.

Tenha variedade de produtos

Pense no seguinte caso: um consumidor entra em sua empresa procurando o produto X. No momento, ele está em falta. O que acontece?

Sem um mix de itens relacionados, você perderá o que poderia ser uma boa venda. E mais: poderá ainda deixar de aumentar o ticket médio com produtos complementares.

O conhecimento sobre o perfil do cliente, uma boa gestão de estoque e a diversificação da oferta faz aumentar a competitividade de um negócio. Fique atento!  

Crie estratégias de marketing

Por mais que um comércio seja físico e não faça vendas online, é preciso estar atento ao comportamento do consumidor contemporâneo. Antes de fazer uma compra, comumente, ele pesquisa na internet opções, busca por avaliações e compara preços.

A presença de um comércio na web é essencial para que ele seja encontrado. Por isso, é preciso investir em estratégias de marketing para a construção de diferenciais competitivos.

Engana-se quem pensa que somente as grandes empresas têm essa oportunidade. Com planejamento e uma consultoria especializada, é possível apostar no marketing e ter um bom retorno sobre o investimento.

Desenvolva um pós-venda eficiente

A venda foi realizada e o contato com o cliente foi encerrado nessa etapa? Há grandes chances de outras oportunidades virem a ser perdidas.

Um pós-venda funcional ajuda a reduzir o processo de venda, aumenta a satisfação, fideliza os clientes, diminui inadimplências e cria propagadores da marca.

Em um mercado competitivo, fazer-se presente na mente de clientes e manter o contato com eles é benéfico para futuras vendas.

Ao investir nos pontos fortes de um comércio, buscar o entendimento sobre o mercado e o perfil dos clientes, é possível distinguir um negócio de seus concorrentes. Não há muito mistério para personalizar estratégias e compreender quais delas trazem mais lucros.

É preciso apenas separar tempo, ter disposição e dedicação para aumentar a competitividade de uma empresa. Se você precisa de ajuda, que tal contratar uma consultoria empresarial?