Quando um cliente tem seu nome registrado no SCPC, ele pode negociar sua dívida com o lojista. Assim, se nome fica limpo na praça e ele pode realizar novas compras. Mas, a recuperação de crédito oferece vantagens, também, para as empresas. Elas recebem o valor devido e voltam a operar com o fluxo de caixa estabilizado. 

 

Cenário brasileiro

Antes de entendermos a importância da recuperação de crédito, precisamos entender o contexto do nosso país. Em 2017, a ANBIMA realizou uma pesquisa para conhecer os hábitos de poupança e investimento do nosso povo. De acordo com o estudo, 40% dos brasileiros não poupam nenhuma quantia, ou seja, utilizam todo o seu salário para pagar as contas.

 

Uma boa educação financeira é realidade distante para muitas pessoas. Ao mesmo tempo, elas são estimuladas a consumir. O resultado? Dívidas acumuladas e o nome sujo na praça. 

 

Mas, o que as empresas podem fazer quanto a isso?

 

Adotar políticas de crédito e elaborar estratégias de vendas mais eficazes é um bom caminho. Veja como evitar clientes inadimplentes

 

O que é recuperação de crédito?

Recuperação de crédito é um processo de cobrança. Ele é feito por empresas especializadas que ajudam o inadimplente a sanar suas dívidas. Com a situação regularizada, as empresas recebem os valores não pagos e o cliente pode fazer novas compras.

 

Talvez você conheça essa história:

 

Pedro é apaixonado por tecnologia e, todos os anos, compra um celular novo, de última geração. Quando o iPhone XR foi lançado, ele correu até sua loja preferida e parcelou sua compra em 10 vezes. Tudo ia bem, até ele perder seu emprego. Pedro começou a atrasar as parcelas e, infelizmente, não conseguiu pagar a última. 30 dias depois, o caso foi registrado SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e, com isso, seu nome ficou “sujo”. Agora, ele não pode mais comprar na loja onde adquiriu o aparelho e em nenhuma outra.

 

O que o Pedro pode fazer? 

 

Entrar em contato com o lojista para negociar sua dúvida.

 

Não importa o segmento, o produto ou o serviço. Histórias como essa acontecem todos os dias em diferentes instituições. 

 

Por que a recuperação de crédito é importante para as empresas?

Se recuperar o valor devido não é bom o bastante, aqui estão outras vantagens da recuperação de crédito para as empresas:

 

  1. Fluxo de caixa reequilibrado

Para uma empresa se sustentar, os ganhos devem ser maiores que os gastos, isto é, o fluxo de caixa precisa ser positivo. A inadimplência dificulta esse controle. Em casos mais graves, a empresa precisa realocar recursos de investimentos ou reservas para atender o desfalque. Adotar uma estratégia de recuperação de crédito é, portanto, uma maneira de reequilibrar o fluxo de caixa

 

  1. O capital de giro não se torna um prejuízo

Quando você vende parcelado e recebe o valor total do produto após alguns meses, você possui capital de giro. Ele só não é um prejuízo porque o dinheiro aplicado retorna no futuro. Porém, quando isso não acontece (como no caso da inadimplência), é impossível evitar as perdas. 

Por esse motivo, a recuperação de crédito é uma medida interessante. Mesmo que o recebimento demore, ele vai acontecer e ajudará a restituir o patrimônio faltante.

 

  1. O inadimplente quer se regularizar

Ninguém gosta de ficar com o nome sujo, sem ter como fazer novas compras, certo? Então, isso quer dizer que todo inadimplente quer, em algum momento, quitar suas dívidas.

É por isso que investir em estratégia de cobrança é tão importante: você e o cliente mantém um relacionamento saudável, enquanto negociam ao saldo devedor. 

 

  1. A recuperação de crédito contribui para a manutenção da empresa

Por mais lucrativo que seja, nenhum negócio se sustenta com altos índices de inadimplência. Logo, a recuperação de crédito é uma medida eficiente para dois fins:

Recuperar o valor que seria perdido sem essa ação, melhorando a renda da empresa;

Reduzir a inadimplência, já que a instituição adota uma postura ativa, o que desestimula o incumprimento de pagamentos.

 

Como recuperar crédito

As chances de uma empresa reaver, sozinha, o seu capital são muito baixas. É por isso que você deve contar com agentes especializados, como é o caso da Boa Vista SCPC, organização parceria da ACP. 

Criado há mais de 60 anos, o Serviço Central de Proteção ao Crédito atua diretamente com cobrança e recuperação de crédito, conseguindo, com mais facilidade, convencer o inadimplente a pagar o quanto deve.

O SCPC já recuperou, para os nossos associados, mais de R$1 bilhão e 500 milhões em débitos no último ano. 51% dos clientes registrados no SCPC, regularizaram a situação em até 30 dias. 

Interessante, não? O que acha de falar com nossos consultores? 

sac@acp.org.br / (41) 3320-2968