O mercado de trabalho vem mudando a cada dia, especialmente depois na nova legislação sobre a terceirização do trabalho. Há também outras formas de firmar um contrato com alguém. A contratação temporária, por exemplo, é um ótimo meio de admitir um novo membro na sua equipe.

Mas será que esse tipo de vínculo é vantajoso para o seu negócio? Quais as vantagens e desvantagens que ele pode trazer? Continue a leitura e saiba mais sobre os benefícios e os malefícios da contratação temporária.

O que é a contratação temporária?

Em algumas épocas do ano é normal que o comércio tenha maiores demandas e, assim, o corpo de membros da equipe precisa aumentar para atender a todas elas com maestria. Oferecer um bom e rápido atendimento ao consumidor pode gerar muitas vantagens e lucros para a sua empresa.

Para suprir toda essa demanda, muitos empresários firmam contratos temporários com novos funcionários. Assim, essas pessoas passam a trabalhar com prazo determinado para o fim do acordo. Isso acontece com muita frequência em datas comemorativas como o Natal, Ano Novo ou, dependendo do lugar, épocas de veraneio em cidades do litoral.

Porém, muitos lojistas podem ficar inseguros ao realizar esse tipo de contrato. Ficam na dúvida se é realmente a melhor opção para aquele momento e quais as consequências dessa escolha.

Pontos positivos da contratação temporária

1. Economia de dinheiro

A contratação temporária costuma ser menos custosa do que um contrato comum, sem prazo estipulado. Como o funcionário ficará na empresa apenas por um período, o custo com esse novo membro se encerrará em breve. Além do mais, são colaboradores com os quais o lojista não tem obrigação de oferecer determinados benefícios como acontece com os permanentes.

2. Oportunidade para novos talentos

Contratar um ou mais funcionários temporariamente pode ser uma grande oportunidade de encontrar um novo talento para a sua empresa. Muitas pessoas que se candidatam a trabalho temporário possuem uma vasta experiência e já trabalharam em muitos ramos de atuação.

Uma pessoa assim tem muito a acrescentar e boas ideias para dar e nada impede que depois ele seja contratado como um funcionário permanente da loja.

3. Maior versatilidade no contrato

Uma das grandes vantagens da contratação temporária é que o empresário não tem a obrigação de ficar com o funcionário caso não queira. O contrato de trabalho pode ser de até 3 meses, prorrogável por mais 3 e pode ser rescindido antes disso sem nenhum problema ou custo para o empregador.

Desvantagens da contratação temporária

1. Problemas dentro da equipe

Os funcionários permanentes já criaram um vínculo, algo que o temporário pode não ter vontade de fazer, já que ficará ali por pouco tempo e não tem muitos motivos para criar um relacionamento além do que o necessário. Isso pode dificultar o trabalho em equipe e causar um desentendimento entre os membros dela.

2. Treinamento

Sem treinamento fica praticamente impossível o funcionário entender a dinâmica da empresa. Ele precisa aprender sobre várias coisas: o que fará na sua função, a quem deve se dirigir em caso de dúvidas, qual a maneira de abordar o cliente, entre tantas outras coisas. Isso exigirá um certo tempo de algum funcionário e também de adaptação daqueles que estão chegando.

3. Problemas com a justiça

Por mais que o contrato de trabalho temporário seja mais flexível, podem ocorrer problemas com a justiça. Caso esse funcionário venha de uma terceirizada, verifique se toda a legislação é cumprida, caso não seja assim, poderá também ser considerado como responsável perante as leis.

Está pensando em realizar uma contratação temporária? Tire as suas dúvidas nos comentários ou deixe sua opinião sobre o assunto!

ACP

ACP

ACP: há 129 anos conectando o comércio, a indústria e os serviços.