Quando a economia e as vendas não estão favoráveis, é natural buscar novas estratégias para melhorar os resultados. Entre essas decisões podemos citar campanhas de marketing, queima de estoque e reativar clientes inativos.

Clientes inativos são aquelas pessoas que já foram clientes mas que, por algum motivo, deixaram de comprar os produtos ou serviços de uma determinada empresa.

Reativar clientes inativos é uma ótima maneira para impulsionar os lucros da empresa, porém, para que estes voltem a comprar é necessário que a empresa reapareça no radar deles e restabeleça conexão ou contato.

Abaixo, traremos algumas dicas para ajudar você nesta tarefa. Confira!

Faça uma lista com os clientes inativos

Este é o primeiro e essencial passo a ser dado. Faça uma lista aplicando critérios como tipo de produto ou serviço a ser consumido, localização, tamanho do cliente, análise de crédito, etc.

Faça cruzamento de dados e crie cenários para identificar grupos de clientes. Com estas informações em mãos reúna o seu time, formule estratégias e crie um plano de ação para reativar clientes inativos.

Crie campanhas focadas em reativar clientes inativos

Antes de aplicar a campanha é necessário um planejamento: a maneira que será aplicada a ação pela equipe ou sua empresa, o script de abordagem, se o contato será feito por telefone, e-mail ou redes sociais, entre outros.

É preciso também definir as estratégias para convencer o cliente a voltar, se serão oferecidas algumas vantagens ou descontos etc. Uma boa alternativa é usar o marketing digital, que possibilita uma alta segmentação na criação de campanhas.

Aplique questionários simples

É importante investir tempo para montar o questionário com as perguntas certas e o modelo de abordagem a ser adotado. Seja sucinto e crie um questionário com no máximo cinco perguntas inteligentes e bem formatadas.

É com esse questionário que o administrador terá a possibilidade de entender as razões pelas quais os clientes deixaram de comprar os produtos da empresa. Muitas vezes as razões são simples, como um mau atendimento, dificuldade de relacionamento com um vendedor específico ou simplesmente porque a empresa deixou de manter contanto com o cliente.

Com as respostas obtidas, ficará mais fácil traçar abordagens específicas por meio de campanhas de marketing.

Faça ofertas direcionadas

Recuperar clientes inativos é mais barato do que conseguir novos, mas o esforço colocado nesta empreitada não pode ser menor. Uma estratégia interessante para se obter êxito neste sentido são as criações de “Ofertas Fantásticas”.

Entre as ofertas que podem ser direcionadas para os clientes inativos estão as degustações, test-drive e baixa de preços. Outra possibilidade é oferecer um mês de serviços grátis para clientes que já compraram na loja. O importante é que o cliente inativo sinta que existe um diferencial para ele e volte a comprar pela empresa.

Em suma, a estratégia de reativar clientes inativos não deve ser pensada apenas em momentos de crise ou recessão, a ferramenta deve ser uma prática constante na organização. Enfrente esse desafio e aumente a rentabilidade de sua empresa e a fidelização de clientes.

Se você gostou do conteúdo, siga-nos nas redes sociais — Facebook, LinkedIn, Twitter e YouTube — e receba nossas atualizações em primeira mão!