Vender produtos no exterior é um grande passo para micro e pequenos empreendedores. Por isso, antes de iniciar todo esse processo é necessário preparar a empresa para exportar.

Quer saber como fazer isso? Descubra agora os 6 passos que devem ser tomados antes de oferecer um produto para outros países!

1. Tenha um produto inovador

Antes de pensar em fazer negócio com outros países você deve ter um produto de qualidade que possa se destacar. O que será vendido no exterior não pode ser decido de forma trivial. Procure oferecer algo que é novo no país onde fará negócio. Lembre-se que essa inovação pode se dar por meio da embalagem ou do processo em que ele é produzido, por exemplo.

2. Faça pesquisa de mercado

Sua empresa só estará preparada para exportar quando você conhecer a cultura do país com quem pretende fazer negócio. A partir disso o seu produto estará de acordo com a necessidade das pessoas e/ou empresas daquela região. Para definir o preço do seu produto leve em conta aquilo que já é comum no outro país. Por isso, fazer a pesquisa de mercado é muito importante.

3. Verifique quais são os selos de qualidade necessários

Em muitos países, principalmente quando se trata de produtos alimentícios, é necessário ter algumas certificações que servem para garantir a qualidade daquilo que eles comprarão. Verificar quais são os selos necessários e o meio de adquiri-los é uma prática fundamental para o seu sucesso ao iniciar as exportações.

4. Participe de feiras e outros eventos internacionais

Como conseguir clientes no exterior? A melhor forma de fazer isso é participando de feiras e outros eventos internacionais. Além disso, ter uma presença ativa nesses eventos fará com que você fortaleça o seu networking. Ter uma rede de contatos bem formada antes de iniciar as vendas facilitará todo o seu trabalho.

5. Saiba a quantidade que poderá exportar

Outro ponto fundamental a ser tomado é organizar a sua rotina para iniciar as exportações. Nesse momento é fundamental saber quanto pode produzir e exportar. Esse passo é fundamental para definir os prazos de entrega do seu produto para os clientes.

Você, como empreendedor, sabe que o atraso de entrega de uma mercadoria resulta em prejuízo. Por isso, defina corretamente os prazos de acordo com aquilo que pode produzir.

6. Conte com uma equipe especializada

Iniciar essa nova etapa sozinho pode ser muito difícil. A boa notícia é que você pode contratar uma empresa que seja especializada em prospecção de clientes, gerenciamento da carteira e até mesmo faça a prevenção de fraudes. Ao fazer isso, o seu trabalho será facilitado e você conseguirá preparar a empresa para exportar de forma rápida e segura.

Seguir esses 6 passos que mostramos com o objetivo de preparar a empresa para exportar te ajudará a iniciar esse processo com segurança. Ao demonstrar essa qualidade as negociações poderão ser feitas com muito mais facilidade e garantir o sucesso do seu negócio.

Se você gostou de conhecer os passos para preparar a sua empresa para exportar, assine nossa newsletter e receba todas as nossas novidades em seu e-mail!

ACP

ACP

ACP: há 129 anos conectando o comércio, a indústria e os serviços.