Com índices de recuperação acima de 50%, empresas paranaenses recebem o Prêmio ACP: Sucesso em Recuperação de Crédito. Conheça as vencedoras. 

 

Esse mês iniciamos a entrega do Prêmio ACP: Sucesso em Recuperação de Crédito. Com essa premiação, aplaudimos as estratégias de crédito e cobrança adotadas pelos nossos associados que, no 1º semestre de 2019, recuperaram mais de R$379 milhões. 

 

Cada empresa prestigiada possui suas próprias táticas, mas todas elas utilizam ao menos uma de nossas soluções para alcançar seus objetivos. Entre elas, temos: análise de score, cobrança via SMS, registro SCPC e cartas NEJ. 

 

As categorias contempladas foram: 

  • Varejo;
  • Atacado;
  • Serviços;
  • Distribuição;
  • Soluções de saúde;
  • Consórcios;
  • Cooperativas;
  • Instituições financeiras;
  • Instituições de ensino;
  • Mercado imobiliário;
  • Materiais de construção. 

 

Vamos conhecer os vencedores? 

 

Lojas MM

Categoria: varejo

Soluções utilizadas: Consulta Score, Negativação, Gerenciamento de Carteira e Inteligência de Mercado

Total recuperado: 55,4%

Da esquerda para a direita: Emilio Glinski, diretor geral Lojas MM; Marcio Pauliki, vice-presidente Lojas MM; Erison Carvalho, gerente comercial ACP; Cristiano Elbt Ott, gerente de crédito e cobrança Lojas MM; Juliana Paulik, superintendente Lojas MM; e Alessandra Rodrigues, gerente de vendas ACP.

 

Com 195 lojas, a Mercado Móveis é uma das maiores redes de varejo do Sul do Brasil. Em 2012, adotaram novas estratégias de crédito e cobrança, entre elas a negativação junto ao SCPC. Hoje, a instituição obtém a maior parte do seu retorno (31%) 30 dias após o registro. No total, 55,4% já foram recuperados. 

Para Marcio Pauliki, vice presidente das Lojas MM, essa conquista é fruto de um trabalho técnico e, também, de um bom relacionamento com os consumidores. 

“O trabalho da ACP junto com a MM, hoje, não se limita apenas a cobrança. Nós tratamos essa situação como algo positivo, capaz de gerar novas oportunidades de negócio. Ficamos extremamente lisonjeados com o prêmio que recebemos da ACP. Isso é fruto de um trabalho técnico e, também, de uma relação de carinho e atenção que mantemos com nossos clientes. Nós temos um trabalho diferenciado que, com as técnicas da ACP, nos fizeram chegar a esse percentual de recebimento recorde em relação às empresas paranaenses do nosso segmento”. 

 

De acordo com Cristiano Elbt Ott, gerente de crédito e cobrança, a redução da taxa de inadimplência é parte da estratégia do Grupo MM. “Nosso foco é apoiar o consumidor, buscando alternativas para auxiliá-lo a retomar seu crédito. Assim, além de ajudarmos quem compra e o faturamento da empresa, também fidelizamos nossos clientes.Nosso índice de recuperação fala tanto sobre as negativações quanto as prospecções, pois, com as ferramentas da ACP, estamos atraindo clientes com um perfil mais bacana”. 

Veja a notícia no portal A Rede. 

 

Gaslog

Categoria: serviços

Soluções utilizadas: Cartas Aviso SCPC

Total recuperado: 87,5%

 

Da esquerda para a direita: Claudine Albergue, gerente de vendas ACP e Luciano A. Rodrigues, gerente administrativo financeiro Gaslog.

 

Somos parceiros da Gaslog há mais de um ano. De lá para cá, mais de 3 mil clientes inadimplentes foram registrados no SCPC, 15 dias após o vencimento da fatura. Com as nossas soluções, a Gaslog conseguiu recuperar 87,5% dos valores devidos.

“A ACP melhorou bastante a nossa estratégia de cobrança, que antes era feita com o envio e retorno de AR. Com as pessoas físicas, temos muita dificuldade, pois elas nem sempre mantém as contas em dia. Por isso, decidimos mudar a nossa abordagem. Hoje, nós enviamos as remessas para a ACP, para a notificação de atraso e negativação”, comenta Luciano A. Rodrigues, gerente administrativo financeiro da Gaslog. 

Em conjunto com a Gaslog, desenvolvemos Cartas Aviso customizadas, que notificam o corte do fornecimento de gás ao cliente inadimplente. Com isso, a instituição ganhou mais agilidade tanto sem seus processos quanto no retorno por parte do consumidor, obtendo, assim, um bom giro de recuperação. 

A Gaslog atua no Paraná e em Santa Catarina, nas áreas de distribuição e serviços ligados ao Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Atende condomínios, indústria, comércio, serviços e agronegócio.  Esses números correspondem ao trabalho realizado no período de junho de 2018 a agosto de 2019.

 

DB Medicina Diagnóstica 

Categoria: soluções de saúde

Soluções utilizadas: : Consulta Score, Negativação e Cartas NEJ

Total recuperado: 54,8%

 

Na foto: Alessandra Rodrigues, gerente de vendas ACP; Erison Carvalho, gerente comercial ACP; Silvia Lopes, supervisora de contas a receber DB Medicina Diagnóstica e sua equipe.

 

O Diagnósticos do Brasil é o único laboratório do país a prestar serviços de terceirização de exames. Suas unidades regionais estão distribuídas em todo o país, oferecendo estrutura completa para o cadastro e a triagem de amostras. 

Há 2 anos a instituição associou-se a ACP e, desde então, passou a incluir nomes no SCPC. Essa estratégia resultou em uma recuperação de 54,8%, 44 dias após o registro. 

“O DB fica muito feliz de ter essa parceria com a ACP / Boa Vista, justamente pelo suporte que a gente tem, pelos produtos que são oferecidos. As informações são super atualizadas e o atendimento é ótimo! Nós estamos super satisfeitos e estamos felizes em ter essa parceria e esperamos ter por muito tempo ainda!”, relata Silvia Lopes, supervisora de contas a receber. 

 

Dispar Distribuidora de Medicamentos 

Categoria: distribuidores

Soluções utilizadas: Consulta Score, Negativação e Inteligência de Mercado

Total recuperado: 54,1%

 

Da esquerda para direita: José Marcelo Tozin, gerente de crédito Dispar; Alessandra Rodrigues, gerente de vendas ACP; Lilian Alves Pires de Souza – Gerente de cobrança Dispar; Erison Carvalho, gerente comercial ACP e Evandro Suzuki , diretor administrativo Dispar.

 

Presente em 6 anos, a Dispar atua como distribuidora para os segmentos farma, perfumaria e alimentar há 11 anos. Em 2018, passou a registrar seus clientes inadimplentes no SCPC e recuperou, com essa estratégia, 54,1% dos valores devidos, 26 dias após a negativação.

 

Para Lilian de Souza, gerente de cobrança da Dispar, os resultados obtidos são uma consequência das alterações na empresa no último ano. “Cada um de nós está mais focado em sua respectiva área. Eu, na cobrança, e o Marcelo, no crédito. Além disso, temos um trabalho forte em cima das carteiras, que com uma análise do crédito que a ACP disponibiliza também auxilia muito na recuperação”.

 

Marcelo, gerent de crédito da Dispar, complementa: “Tivemos muitas mudanças internas, uma delas a sugestão da ACP ser nossa fornecedora no lugar de outra empresa. Nós, na época, ainda não sabíamos nosso índice de inadimplência. Eu até me assustei, no começo! Pensei: ‘Não pode ser tudo isso!’. E realmente não era todo aquele número. Nos faltava um direcionamento que, com a chegada da ACP, começou a acontecer. Com a troca da ferramenta os índices se mantiveram estáveis dentro do que a diretoria considera aceitável. Em paralelo, analisamos cada vez mais a pontuação de crédito de nossos clientes para melhorar os nossos resultados”.  

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ACP: há 129 anos conectando o comércio, a indústria e os serviços.

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