Com índices de recuperação acima de 50%, empresas paranaenses recebem o Prêmio ACP: Sucesso em Recuperação de Crédito. Conheça as vencedoras. 

 

Esse mês iniciamos a entrega do Prêmio ACP: Sucesso em Recuperação de Crédito. Com essa premiação, aplaudimos as estratégias de crédito e cobrança adotadas pelos nossos associados que, no 1º semestre de 2019, recuperaram mais de R$379 milhões. 

 

Cada empresa prestigiada possui suas próprias táticas, mas todas elas utilizam ao menos uma de nossas soluções para alcançar seus objetivos. Entre elas, temos: análise de score, cobrança via SMS, registro SCPC e cartas NEJ. 

 

As categorias contempladas foram: 

  • Varejo;
  • Atacado;
  • Serviços;
  • Distribuição;
  • Soluções de saúde;
  • Consórcios;
  • Cooperativas;
  • Instituições financeiras;
  • Instituições de ensino;
  • Mercado imobiliário;
  • Materiais de construção. 

 

Vamos conhecer os vencedores? 

 

Lojas MM

Categoria: varejo

Soluções utilizadas: Consulta Score, Negativação, Gerenciamento de Carteira e Inteligência de Mercado

Total recuperado: 55,4%

Da esquerda para a direita: Emilio Glinski, diretor geral Lojas MM; Marcio Pauliki, vice-presidente Lojas MM; Erison Carvalho, gerente comercial ACP; Cristiano Elbt Ott, gerente de crédito e cobrança Lojas MM; Juliana Paulik, superintendente Lojas MM; e Alessandra Rodrigues, gerente de vendas ACP.

 

Com 195 lojas, a Mercado Móveis é uma das maiores redes de varejo do Sul do Brasil. Em 2012, adotaram novas estratégias de crédito e cobrança, entre elas a negativação junto ao SCPC. Hoje, a instituição obtém a maior parte do seu retorno (31%) 30 dias após o registro. No total, 55,4% já foram recuperados. 

Para Marcio Pauliki, vice presidente das Lojas MM, essa conquista é fruto de um trabalho técnico e, também, de um bom relacionamento com os consumidores. 

“O trabalho da ACP junto com a MM, hoje, não se limita apenas a cobrança. Nós tratamos essa situação como algo positivo, capaz de gerar novas oportunidades de negócio. Ficamos extremamente lisonjeados com o prêmio ACP Sucesso em Recuperação de Crédito. Isso é fruto de um trabalho técnico e, também, de uma relação de carinho e atenção que mantemos com nossos clientes. Nós temos um trabalho diferenciado que, com as técnicas da ACP, nos fizeram chegar a esse percentual de recebimento recorde em relação às empresas paranaenses do nosso segmento”. 

 

De acordo com Cristiano Elbt Ott, gerente de crédito e cobrança, a redução da taxa de inadimplência é parte da estratégia do Grupo MM. “Nosso foco é apoiar o consumidor, buscando alternativas para auxiliá-lo a retomar seu crédito. Assim, além de ajudarmos quem compra e o faturamento da empresa, também fidelizamos nossos clientes.Nosso índice de recuperação fala tanto sobre as negativações quanto as prospecções, pois, com as ferramentas da ACP, estamos atraindo clientes com um perfil mais bacana”. 

Veja a notícia no portal A Rede. 

 

Gaslog

Categoria: serviços

Soluções utilizadas: Cartas Aviso SCPC

Total recuperado: 87,5%

 

Da esquerda para a direita: Claudine Albergue, gerente de vendas ACP e Luciano A. Rodrigues, gerente administrativo financeiro Gaslog.

 

Somos parceiros da Gaslog há mais de um ano. De lá para cá, mais de 3 mil clientes inadimplentes foram registrados no SCPC, 15 dias após o vencimento da fatura. Com as nossas soluções, a Gaslog conseguiu recuperar 87,5% dos valores devidos.

“A ACP melhorou bastante a nossa estratégia de cobrança, que antes era feita com o envio e retorno de AR. Com as pessoas físicas, temos muita dificuldade, pois elas nem sempre mantém as contas em dia. Por isso, decidimos mudar a nossa abordagem. Hoje, nós enviamos as remessas para a ACP, para a notificação de atraso e negativação”, comenta Luciano A. Rodrigues, gerente administrativo financeiro da Gaslog. 

Em conjunto com a Gaslog, desenvolvemos Cartas Aviso customizadas, que notificam o corte do fornecimento de gás ao cliente inadimplente. Com isso, a instituição ganhou mais agilidade tanto sem seus processos quanto no retorno por parte do consumidor, obtendo, assim, um bom giro de recuperação. 

A Gaslog atua no Paraná e em Santa Catarina, nas áreas de distribuição e serviços ligados ao Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Atende condomínios, indústria, comércio, serviços e agronegócio.  Esses números correspondem ao trabalho realizado no período de junho de 2018 a agosto de 2019.

 

DB Medicina Diagnóstica 

Categoria: soluções de saúde

Soluções utilizadas: : Consulta Score, Negativação e Cartas NEJ

Total recuperado: 54,8%

 

Na foto: Alessandra Rodrigues, gerente de vendas ACP; Erison Carvalho, gerente comercial ACP; Silvia Lopes, supervisora de contas a receber DB Medicina Diagnóstica e sua equipe.

 

O Diagnósticos do Brasil é o único laboratório do país a prestar serviços de terceirização de exames. Suas unidades regionais estão distribuídas em todo o país, oferecendo estrutura completa para o cadastro e a triagem de amostras. 

Há 2 anos a instituição associou-se a ACP e, desde então, passou a incluir nomes no SCPC. Essa estratégia resultou em uma recuperação de 54,8%, 44 dias após o registro. 

“O DB fica muito feliz de ter essa parceria com a ACP / Boa Vista, justamente pelo suporte que a gente tem, pelos produtos que são oferecidos. As informações são super atualizadas e o atendimento é ótimo! Nós estamos super satisfeitos e estamos felizes em ter essa parceria e esperamos ter por muito tempo ainda!”, relata Silvia Lopes, supervisora de contas a receber. 

 

Dispar Distribuidora de Medicamentos 

Categoria: distribuidores

Soluções utilizadas: Consulta Score, Negativação e Inteligência de Mercado

Total recuperado: 54,1%

 

Da esquerda para direita: José Marcelo Tozin, gerente de crédito Dispar; Alessandra Rodrigues, gerente de vendas ACP; Lilian Alves Pires de Souza – Gerente de cobrança Dispar; Erison Carvalho, gerente comercial ACP e Evandro Suzuki , diretor administrativo Dispar.

 

Presente em 6 anos, a Dispar atua como distribuidora para os segmentos farma, perfumaria e alimentar há 11 anos. Em 2018, passou a registrar seus clientes inadimplentes no SCPC e recuperou, com essa estratégia, 54,1% dos valores devidos, 26 dias após a negativação.

 

Para Lilian de Souza, gerente de cobrança da Dispar, os resultados obtidos são uma consequência das alterações na empresa no último ano. “Cada um de nós está mais focado em sua respectiva área. Eu, na cobrança, e o Marcelo, no crédito. Além disso, temos um trabalho forte em cima das carteiras, que com uma análise do crédito que a ACP disponibiliza também auxilia muito na recuperação”.

 

Marcelo, gerent de crédito da Dispar, complementa: “Tivemos muitas mudanças internas, uma delas a sugestão da ACP ser nossa fornecedora no lugar de outra empresa. Nós, na época, ainda não sabíamos nosso índice de inadimplência. Eu até me assustei, no começo! Pensei: ‘Não pode ser tudo isso!’. E realmente não era todo aquele número. Nos faltava um direcionamento que, com a chegada da ACP, começou a acontecer. Com a troca da ferramenta os índices se mantiveram estáveis dentro do que a diretoria considera aceitável. Em paralelo, analisamos cada vez mais a pontuação de crédito de nossos clientes para melhorar os nossos resultados”.  

 

Dental Uni

Categoria: Cooperativas

Soluções utilizadas:  carta aviso SCPC

Total recuperado: 22,3%

 

Da esquerda para a direita: Gabriel Fonseca, Luis Humberto de Souza Daniel, Juliane Bertassoni, Gabriela Alberti, Roberto Fermiano Rodrigues Filho, Osni Monteiro e Dyego Duarte de Almeida.

 

Em 1984 surgiu a Dental Uni, uma Cooperativa Odontológica que, além de facilitar o acesso da população aos consultórios, fortalece o desenvolvimento dos profissionais da área. 

Como a missão da Dental Uni é unir as pessoas pelo sorriso, suas estratégias de cobrança não poderiam ser mais humanas. Em todo o processo, a instituição se preocupa em oferecer uma ótima experiência aos seus usuários. “O sentimento de felicidade é o que nós queremos transmitir ao nossos beneficiários. Por isso, mantemos uma boa relação com nossos clientes, renegociando sempre e oferecendo um financiamento em que eles possam pagar suas parcelas tranquilamente”, relata Luiz Humberto de Souza Daniel, presidente da Dental Uni.

Quanto ao Prêmio ACP Sucesso em Recuperação de Crédito, Luiz Humberto comenta: “Nossa parceria com a ACP é muito importante. Graças à ela conseguimos evoluir e conquistar essa premiação. Sem ela nesse projeto, com certeza não teríamos esse resultado de recuperação. Isso é o que deixa a nossa cooperativa mais sólida, fazendo com que tenha a marca mais reconhecida. Nós queremos que nossos clientes reconheçam a Dental Uni como uma parceria e não como uma cobradora.” 

 

Paraíso

Categoria: Imobiliárias / Construtoras

Soluções utilizadas: Enriquecimento de base cadastral, consultas de crédito, carta aviso SCPC

Total recuperado: 90,2%

 

 

Após registrar seus clientes inadimplentes no SCPC, a Paraíso conseguiu recuperar mais de 90% das dívidas no 1º semestre de 2019. Esse resultado surpreendente é fruto da parceria com a ACP, que contribui para a facilidade e agilidade dos procedimentos de crédito e recuperação.

“Estamos com uma parceria bem bacana com a Associação Comercial do Paraná. Nossos processos melhoraram e sobra mais tempo para gastar com o que realmente precisa, e não para fazer o trabalho manual de consulta e de baixa”, comenta Claudia Mulinare, advogada da empresa. 

A Paraíso atua no mercado imobiliário desde 1978, implementando e comercializando loteamentos e condomínios em Curitiba e Região Metropolitana, assim como em Joinville, Araquari e São Francisco/SC. 

 

Gazin

Categoria: Consórcios

Soluções utilizadas:  carta aviso SCPC

Total recuperado: 69,8%

 

Da esquerda para a direita: Edmar Élder Alves Cavalcante, Simone Mobilia e Rodrigo Bim Cavalieri

 

Situada em Douradina/PR, o Consórcio Gazin iniciou suas atividades em 2004. De lá para cá, a empresa se manteve sempre atualizada, investindo continuamente em tecnologia, gestão da informação, desenvolvimento de produtos e treinamento de equipe. Seus processos de crédito e cobrança acompanharam o mesmo ritmo. No primeiro semestre desse ano, a instituição obteve um índice de recuperação de 69,8%. 

Simone Mobília, responsável pela cobrança jurídica, ficou emocionada ao receber o prêmio e comentou sobre sua experiência como associada ACP: “Nós do Consórcio Gazin, ficamos imensamente felizes com a premiação, principalmente no atual cenário econômico em que o país se encontra. Tal conquista somente foi possível, devido a parceria que temos com a ACP / BVS, que sempre nos apresentam ferramentas assertivas ao nosso mercado.Acompanhar diariamente e de perto todos os responsáveis pela recuperação, monitorando, conhecendo e rastreando nossa carteira tem sido a melhor forma de atingir tais resultados!”

 

Cooper Card

Categoria: Instituições financeiras / Cartões

 

Lucimar Rocha, gerente de cobrança da Cooper Cob, recebendo o prêmio Sucesso de Recuperação de Crédito.

 

Jeane Nogaroli Guioti, diretora presidente da Cooper Card

 

De Maringá, a Cooper Card nasceu dentro do varejo em 2003, operando como emissora e administradora de cartão de crédito co-branded. Hoje a instituição abrange todo o território nacional. Para Jeane Nogaroli Guioti, diretora presidente, o prêmio é uma prova de que a Cooper Card está no caminho certo. “Trabalhamos com foco na cobrança rápida e dando alternativas para que nossos clientes possam renegociar e quitar seus débitos, auxiliando assim na reabilitação de seu crédito, reduzindo o nosso índice de inadimplência. Tudo isso é muito bom! Especialmente porque quanto mais pessoas estiverem habilitadas ao crédito, mais rápida será a recuperação da nossa economia e consequentemente a melhoria da qualidade de vida das pessoas.”

ACP

ACP

ACP: há 129 anos conectando o comércio, a indústria e os serviços.

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