“Olha o gás!”. Quem não ficou sabendo da recente ação de marketing da Ultragaz? Para aqueles que perderam, o que aconteceu foi que os próprios funcionários da empresa gravaram um vídeo e postaram no Facebook cantando um antigo funk carioca.

Bem recebida, hoje a ação é um case de sucesso e nos mostra o casamento perfeito entre marketing e internet. Uma ação simples e muito efetiva! Essa é a prova de que todos podem investir em marketing e, mesmo com poucos recursos, garantir excelentes resultados.

Divulgar a sua empresa nunca foi tão fácil quanto na era do marketing digital. Para ajudá-lo, mostraremos neste post qual a melhor maneira de divulgar uma empresa online. Continue a leitura e confira!

Site personalizado

Contar com um site personalizado certamente é uma excelente maneira de promover o seu negócio. Podemos dizer, inclusive, que o site pode ser um cartão de visitas virtual, pois serve como uma apresentação para os clientes no ambiente online.

É muito importante que o conteúdo do seu site seja responsivo e mobile friendly — ou seja, amigável aos dispositivos móveis. Afinal, a maior parte das pessoas se conecta à internet por meio desses aparelhos, como tablets e smartphones.

Além disso, é preciso considerar que o site precisa ter fácil navegação. O cliente deve encontrar com facilidade os produtos e serviços oferecidos e os canais de contato com a empresa.

Marketing de conteúdo

Essa é uma excelente dica sobre como divulgar sua empresa sem gastar muito dinheiro no processo. Basicamente, o marketing de conteúdo tem como objetivo a produção de materiais ricos e informativos — seja em blogs ou em outras plataformas, como as próprias mídias sociais.

É preciso que o conteúdo criado seja realmente relevante e tire as dúvidas do seu público — ele não deve ser só mais um material de propaganda. O objetivo não é divulgar diretamente o seu produto ou serviço, mas tornar-se uma referência para o consumidor, alguém em quem ele possa confiar.

Mídias sociais

Por falar em mídias sociais, essas ferramentas também podem ser muito úteis para trabalhar em uma divulgação barata e eficiente. O case da Ultragaz é um exemplo de como os conteúdos podem viralizar nas mídias sociais e atingir muitas pessoas.

Além de divulgar a empresa e suas promoções, produtos e serviços, muitos negócios também utilizam as mídias sociais como uma forma de fazer o atendimento ao consumidor — o que é excelente para criar uma aproximação ainda maior entre as partes.

Programas de fidelização

Programas de fidelização não cumprem apenas o que está na proposta principal — que é fidelizar, evidentemente. Na verdade, esse tipo de estratégia também pode dar muito certo se o objetivo é atrair novos clientes.

Em primeiro lugar, esse tipo de ação pode estimular o bom e velho marketing boca a boca. Os clientes que participam do programa podem recomendar a empresa para amigos e familiares, por exemplo.

Além disso, os consumidores costumam se sentir mais atraídos quando percebem que a empresa investe nesse tipo de programa. O interesse cresce e pode ser que eles visitem sua loja ou site para obter mais informações. 

Links patrocinados

Quando pensamos em anúncios, geralmente lembramos de soluções caras como outdoors e propagandas televisivas. Fato é que, de uns tempos para cá, não é preciso mais gastar tanto para conseguir a visibilidade ideal. A solução está nos links patrocinados de ferramentas como o Google e Facebook.

Basicamente, nesse tipo de propaganda paga o anunciante arca apenas com o custo dos cliques efetuados pelos usuários. Em outras palavras, é possível pagar pouco, mesmo com um anúncio segmentado para o seu público-alvo.

Assessoria de imprensa

Outra dica que pode ajudá-lo a divulgar a sua empresa é contratar uma assessoria de imprensa. O objetivo desse tipo de ação é garantir a penetração do nome da sua marca nos principais veículos de jornalismo e comunicação social do país.

O assessor de imprensa pode, por exemplo, pensar em estratégias para que a sua marca se torne uma “fonte” de notícias para os jornalistas que tenham interesse em realizar matérias sobre o seu nicho de mercado.

O porta-voz da empresa pode falar sobre novidades que ocorrem não só no mercado de atuação do negócio, mas também sobre o que está acontecendo de novo com a própria empresa.

Técnicas de SEO

Em um post sobre qual a melhor maneira de divulgar uma empresa, não poderíamos deixar de fora o SEO (Search Engine Optimization), que deve ser usado em conjunto com uma série de estratégias abordadas neste post.

Basicamente, a ideia é trabalhar nas palavras-chave de todo o conteúdo colocado na internet para que ele seja priorizado nos mecanismos de busca — como o Google.

Assim, a sua página ficará em evidência sempre que o cliente em potencial digitar essa determinada palavra-chave ou até mesmo quando procurar por empresas do seu ramo de atuação.

E-mail marketing

Outra maneira de divulgar o seu negócio é o e-mail marketing. Essa ferramenta pode ser utilizada de inúmeras maneiras diferentes, conforme o tipo de benefício que você pretende extrair dela.

Como exemplo podemos citar a newsletter, que funciona de maneira diária, semanal ou mensal e é direcionada para o envio de posts recentes do blog da empresa ou de notícias relacionadas a ela e ao mercado.

Além disso, o e-mail marketing também é utilizado para e-mails comerciais (disparo de ofertas) e para nutrição de leads (auxiliando o cliente a passar pelo funil de vendas).

Cartão de visitas

Tradicional, porém nunca fora de moda, o cartão de visitas certamente é uma maneira muito interessante para divulgar a sua empresa. Essa estratégia ainda é bastante utilizada para fortalecer uma rede de contatos.

Além de ser uma maneira mais cordial e formal de se apresentar ao cliente em eventos ou reuniões, o cartão de visitas pode conter informações relevantes como telefones para contato, serviços oferecidos e e-mail.

Também é interessante que o cartão de visitas seja utilizado pelos colaboradores da empresa. Eles podem ajudar a realizar um marketing boca a boca, o que é fundamental para gerar um networking espontâneo.

Para fechar, é muito importante deixar claro que nenhuma dessas estratégias é melhor do que a outra. O mais importante é identificar as necessidades atuais da sua empresa e procurar a melhor solução para o seu negócio — levando em conta o perfil do público. Só assim você garante os resultados esperados.

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