A partir de 2020, os brasileiros poderão transferir dinheiro em tempo real e a baixo custo utilizando o pagamento instantâneo. A nova modalidade está em fase de regulamentação pelo Banco Central e poderá impactar serviços como o TED, DOC e cartões de débito. 

 

O que é um pagamento instantâneo?

Pagamentos instantâneos são transações financeiras que ocorrem a partir da leitura de um QR Code utilizando um smartphone. Ao contrário dos tradicionais DOC e TED, um pagamento instantâneo ocorre a qualquer hora do dia, de segunda à segunda. 

 

Para as pessoas físicas e pequenos empreendedores, o pagamento instantâneo é especialmente vantajoso, visto que as taxas cobradas serão menores. O custo médio de um TED, por exemplo, é de R$9 por transferência. 

 

A agilidade nas transações são outro atrativo, visto que, em poucos instantes, o dinheiro cairá na conta do recebedor. Com isso, as maquininhas de cartão e os próprios caixas eletrônicos estão dispensados pelo novo sistema. 

 

É o fim do DOC e do TED?

 

A Febran e os bancos associados veem a novidade com bons olhos, uma vez que reduzirá a necessidade de circulação de dinheiro em espécie, facilitando pagamentos de menor valor. 

A entidade informou, ainda, que o novo serviço deverá substituir o DOC e o TED, pois as três tecnologias serão utilizadas pelo usuário conforme sua necessidade. Saiba mais.

 

E os cartões de crédito e débito? Como ficam?

 

Segundo a Revista Exame, empresas do setor de pagamentos eletrônicos estão acelerando seus esforços para ampliar o vínculo com seus clientes. 

Enquanto algumas credenciadoras incentivam as movimentações financeiras a partir de suas próprias contas digitais, outras se preparam para também trabalhar com o pagamento instantâneo. O Banco Itaú já lançou seu próprio aplicativo, por exemplo. 

Ainda é cedo para dizer qual será o impacto dos pagamentos instantâneos. Os especialistas, porém, acreditam que o novo modelo rapidamente ganhará popularidade. Não é por menos: transferir dinheiro sem intermediários, de maneira ágil e barata é muito interessante! 

 

Vantagens do pagamento instantâneo

 

Como dissemos, os pagamentos instantâneos oferecerão ótimos benefícios aos pequenos empresários e à população. 

Profissionais autônomos e MPEs não precisarão mais das maquininhas de cartão para receber pagamentos, o que diminui os custos com o aluguel ou compra desse aparelho. Além disso, não será mais necessário esperar 30 dias para o dinheiro cair na conta – ou pagar taxas altas para antecipar os recebíveis. 

Às pessoas físicas, o pagamento instantâneo se mostra mais prático e seguro. Como a operação é feita pelo celular, você não precisará usar cartão ou dinheiro em espécie. Além disso, a tecnologia QR Code oferece mais “camadas” de segurança, como senha e atualização de código em intervalos de tempo. 

ACP

ACP

ACP: há 129 anos conectando o comércio, a indústria e os serviços.

Deixe uma resposta