Muitos gestores acreditam que a transformação digital é um tema importante apenas na gestão de grandes empresas ou naquelas relacionadas à tecnologia. A realidade é que esse termo não tem a ver só com investimento em tecnologia, mas também com o seu uso de forma estratégica.

Muitas dúvidas surgem em relação ao seu significado e como realmente usar essa ferramenta para fomentar o crescimento nos negócios. Pois, quando bem aplicada, a transformação digital pode ser a chave para a instituição se destacar no mercado, melhorar processos e criar uma real vantagem competitiva.

E se você gostaria de dar um up na sua empresa, confira agora os principais conceitos, vantagens e a forma de utilização dessa estratégia! Vamos lá?

O que é transformação digital?

Esse termo pode ser entendido como o ato de usar a tecnologia para se posicionar como um negócio digital, ou seja, aproveitar as inovações tecnológicas para criar vantagem competitiva, valor e receita para o seu negócio.

Diferente do que muitos acreditam, essa transformação não acontece quando uma empresa adota uma novidade do mercado, e sim quando a mentalidade de seus gestores muda diante da implementação dessas novidades em sua estratégia.

Quais os benefícios da transformação digital?

Visíveis mudanças ocorrem quando a Organização adota a tecnologia em sua estratégia. Os resultados desse processo resultam em importantes benefícios. Veja:

Os benefícios surgem com o tempo. E cada ação e mudança, com o uso da tecnologia de forma estratégica, contribui para que a instituição melhore seus processos e se destaque no mercado. O ideal é conseguir utilizá-la na sua solução final, criando um produto ou serviço único. Todavia, seu uso no processo de produção e administração da empresa também é válido.

Quais as melhores ferramentas?

Inteligência artificial

Esse é um ramo da Ciência da Computação que desenvolve programas e máquinas que possuem a habilidade de expressar comportamentos humanos, como tocar instrumentos e até mesmo realizar procedimentos médicos. Ela tem sido adotada cada vez mais como uma forma de melhorar processos e reduzir custos nas instituições.

Automação

A automação de processos não é uma novidade no mercado, pois muitas ferramentas oferecem essa possibilidade. Diferentes softwares e soluções automatizam processos e atividades que minimizam custos,  reduzem erros e melhoram a eficiência na gestão..

Realidade virtual

Muito usada em ações que envolvem o cliente, a realidade virtual é um processo que permite uma visualização gráfica e mais realista de experiências. Essa ferramenta possibilita a interação com produtos e serviços de forma virtual, ou seja, simula situações para que o cliente possa antever o resultado de alguma ação ou investimento.

Big Data

Existem soluções que permitem coletar, armazenar e analisar um conjunto enorme de dados. Assim, o Big Data fornece insights que melhoram as decisões estratégicas da instituição. O uso de dados tem se mostrado uma arma essencial para a economia de custos e satisfação de clientes.

Cloud computing

O cloud computing, que se traduz como computação em nuvem, permite que os dados de uma empresa e sua operação sejam feitas de forma remota: acessada por qualquer computador e a qualquer momento. Além disso, essa possibilidade tem melhorado soluções como softwares que, anteriormente, precisavam ser instalados em computadores e hoje podem ser acessados online em qualquer lugar.

Sumariamente, para adotar essas medidas, não será preciso mudar toda a sua rotina de uma hora para outra. Comece com pequenas ações e, aos poucos, vá alterando seus processos. Porém, uma forma de garantir o sucesso dessa estratégia é procurar ajuda de empresas especializadas no assunto. Assim, você pode garantir maiores possibilidades de alcançar os melhores resultados.

Gostou dessas informações sobre transformação digital? Compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas também possam implementar essa estratégia e fazer bons negócios!