O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) é um produto da Boa Vista Serviços responsável por coletar e atualizar informações de crédito dos consumidores brasileiros. 

 

Ao registrar clientes inadimplentes na base do SCPC, o empresário contribui para o enriquecimento de um banco de dados financeiro. Esses dados, possibilitam a análise de crédito, garantindo bons negócios aos empreendedores. 

 

O que é o SCPC?

Algumas pessoas acreditam que o SCPC e o SPC pertencem à mesma instituição, mas isso não é verdade. Cada uma dessas entidades oferece diferentes serviços de proteção ao crédito. 

 

Enquanto o SPC pertence ao CDL, o SCPC é um produto da Boa Vista Serviços, empresa parceria ACP. Sua função? Coletar e atualizar informações de crédito de cada brasileiro. É ele que controla quem mantém ou não as contas em dia. 

 

Criado em 1955, o SCPC funciona como uma espécie de banco de dados financeiros. Essas informações são obtidas com o CPF de cada cidadão. 

 

Para ter acesso a esses dados, você precisa acessar uma plataforma específica, criada pela Boa vista Seguros. 

 

Como funciona o SCPC?

Digamos que um de seus clientes tenha deixado de pagar as parcelas de uma compra. Você já entrou em contato com ele por SMS, por e-mail e telefone, o lembrando da dívida. Ainda assim, não obteve retorno. O que fazer para obter o dinheiro de volta?

 

Nesse caso, você deve enviar os dados da dívida ao SCPC, informando o CPF do cliente inadimplente. Esse, receberá uma carta do Serviço Central de Proteção ao Crédito, informando o registro da dívida e o prazo para contatar a empresa.

 

É você quem irá negociar diretamente com o cliente o valor a ser pago. Feito isso, deverá excluir o nome do consumidor do SCPC.

 

Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode utilizar esse serviço. 

 

Dinheiro de volta! 4 maneiras de recuperar crédito.

 

Por que cadastrar clientes no SCPC é importante?

Quando registramos um cliente inadimplente no SCPC, outras empresas tem acesso a essa informação. Isso é importante porque, durante a análise de crédito, elas evitam vender para os consumidores que apresentam alto ou altíssimo risco.

 

Da mesma maneira, você também poderá usufruir dessa informação caso precise. A grande vantagem do registro é a reciprocidade dos dados, fortalecendo as relações empresariais.

 

Descubra como evitar clientes inadimplentes.

 

Como consultar o CPF de um cliente?

É importante saber que o SCPC e o SPC não possuem, necessariamente, a mesma base de CPFs registrados. Isso acontece porque são serviços concorrentes. Na prática, o CPF de um cliente pode estar computado nos dois ou apenas um. Logo, vale a pena ter acesso às duas bases. 

 

Vale lembrar que ambos serviços são particulares, isto é, cobrarão um valor por cada consulta. Para acessar a plataforma do SCPC, você terá que fazer um cadastro, informando o nome da empresa, CNPJ, ramo de atividades e afins. Com o login e senha em mãos, está tudo pronto para fazer a pesquisa!

 

O passo seguinte é obter o CPF ou o CNPJ do cliente que deseja inspecionar. Com o SCPC, você verá se ele tem restrições de crédito e, em alguns casos, verificar o local da dívida e o montante. Interessante, não? 

 

Então, o que você está esperando para adotar uma estratégia de cobrança? Conte com a nossa equipe para registrar clientes inadimplentes e recuperar crédito.  sac@acp.org.br / (41) 3320-2968.