Para se manter competitivo no mercado, é necessário criar oportunidades de negócios constantemente. Uma das formas de fazer isso é ampliar os contatos da empresa, ou seja, fazer o networking do seu negócio. Esse também é um meio de criar maior visibilidade para a empresa e, consequentemente, conseguir mais clientes, investidores e fornecedores com mercadorias de maior qualidade e preços mais acessíveis.

Neste post, você vai conhecer algumas dicas de como ampliar os contatos da sua empresa e, assim, gerar novas oportunidades de negócios. Acompanhe!

Tenha um perfil no Linkedin

O Linkedin é uma rede social para profissionais e só aqui no Brasil conta com mais de 25 milhões de contas ativas, perdendo apenas para os Estados Unidos e a Índia.

Ter uma conta nessa rede é uma ótima forma de fazer novos contatos e um excelente local para trabalhar o networking do seu negócio. Por meio dela, você poderá fazer contatos diretos com novos clientes, conseguir investidores e acompanhar a concorrência.

Por outro lado, apenas ter um perfil na rede não é o suficiente. É preciso estar sempre atualizando-o e postando novidades não só sobre sua empresa ou produto, mas também sobre benefícios e vantagens que ele pode oferecer. Publique vídeos, blog posts e participe ativamente das postagens de outras pessoas.

Participe de eventos

Participar de eventos na sua área é uma ótima maneira de expandir os seus contatos e conseguir novas oportunidades de negócios. São excelentes lugares para firmar parcerias ou mesmo trocar informações em um bate-papo informal com outros empreendedores do ramo.

O evento não precisa ser necessariamente sobre o nicho do seu produto. Pode ser um evento mais amplo sobre empreendedorismo, formas de gerir as finanças da empresa e outros temas que possam ajudá-lo a fazer uma gestão melhor. Não se esqueça, é claro, de levar cartões com os seus contatos para não perder a oportunidade.

Mantenha contato

Às vezes conhecemos novas pessoas nos eventos. Na maioria das vezes, o contato não passa daquele momento. Pegamos os cartões que nos são entregues e guardamos dentro de gavetas ou em alguma parte esquecida da carteira.

O mais interessante não é simplesmente conhecer novas pessoas, mas sim manter contato com elas. De que adianta ir a um evento e não manter esses contatos ativos se um dos seus objetivos é ampliar o networking da sua empresa? Assim, crie oportunidades convidando esses novos contatos para um café e uma boa conversa na sua empresa ou em um local mais descontraído.

Identifique o seu público

Um dos motivos pelos quais queremos ampliar os contatos da empresa é para ter novas oportunidades de negócios e aumentar as vendas e, consequentemente, os lucros no final do mês. Portanto, identificar o seu público-alvo é fundamental.

Para isso, o mercado já disponibiliza ferramentas específicas, algo que consegue aumentar a produtividade do time de marketing e de vendas. Estamos falando de softwares que conseguem aumentar a eficácia nas ações de marketing, selecionar possíveis clientes por meio de segmentação geográfica e realizar uma prospecção de clientes e fornecedores direcionada.

Ampliar os contatos da sua empresa é fundamental para conseguir novas oportunidades de negócios e melhorar não apenas a imagem da empresa no mercado — fazendo com ela seja mais conhecida —, mas também os números a serem atingidos.

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