Com a expansão do acesso à internet, as empresas ganharam ferramentas para expandir o conhecimento da marca e buscar novos clientes. Em conjunto, as redes sociais se tornaram um ótimo canal para divulgação, acompanhamento das ações de marketing e interação com o público-alvo.

Diante dessas opções, como fica bom e velho o marketing boca a boca? Será que ele ainda é eficaz? Confira nosso post de hoje e descubra se vale a pena apostar nesse meio de comunicação!

Como o público responde ao marketing boca a boca?

Em um trabalho divulgado em 2011 pela Nielsen, empresa especializada em pesquisas, 92% dos consumidores globais dizem confiar nas recomendações de amigos e conhecidos perante todas as formas de publicidade.

Esse dado nos mostra a importância de se trabalhar o marketing boca a boca mesmo com tantas opções de meios de comunicação e publicidade.

Os clientes que fazem as recomendações não têm muito o que ganhar indicando um produto ou serviço — pelo contrário, eles colocam em risco a própria reputação. 

Por isso, essa forma de marketing se mostra bastante efetiva, pois ela envolve a credibilidade de um amigo ou um familiar. É muito diferente de ouvir de um vendedor, que está a serviço de uma empresa, dizer que determinado produto é bom.

Quais são os benefícios do marketing boca a boca?

Se o marketing boca a boca é realmente efetivo, precisamos mostrar os resultados positivos que ele gera para uma empresa. Vamos listar, agora, alguns desses benefícios:

1. Maior confiabilidade

O principal resultado do marketing boca a boca é a confiança gerada no consumidor.

Como dissemos, não é um vendedor ou alguém ligado à empresa que está recomendando um produto, é outro consumidor que comprou e utilizou um item. Ele já passou por toda a experiência de compra e aprovou.

2. Melhor relacionamento com o cliente

De forma geral, as pessoas têm sentimentos em comum. Um deles é o de reciprocidade. Quando um cliente é bem tratado e tem uma experiência de compra além do que esperava, cria-se nele uma sensação de gratidão e ele buscará maneiras de retribuir aquilo.

Uma das formas é indicando a marca ou os produtos que ele gosta. Esse é um sinal de que o relacionamento do cliente com a empresa está bom, pois, como dissemos, ele está colocando a própria reputação em jogo sem receber nada em troca.

3. Menor custo

O custo do marketing boca a boca, comparado aos outros meios de comunicação e publicidade, é outro ponto positivo.

Ele está inserido em custos que já fazem parte do dia a dia da empresa, como um bom atendimento, um canal de pós-venda efetivo, busca de resolução de problemas com rapidez e ótima comunicação. Tudo isso contribui para que o cliente fique satisfeito e disposto a recomendar sua marca.

Como vimos no artigo, o marketing boca a boca é um excelente aliado das empresas. As pessoas têm alta confiança na indicação de amigos e conhecidos e isso acelera até o processo de compra. Para isso, é preciso se dedicar para manter seus clientes felizes. 

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