Abrir o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. Mas, para concretizá-lo, você enfrentará diversos desafios. Não existe caminho fácil. Nessa trajetória, você terá que desenvolver novas habilidades, entre elas, liderança e motivação

Apesar das dificuldades, o prazer em criar algo seu é muito gratificante. Com disciplina e resiliência, você irá conquistar o seu lugar no mercado.

Hoje nós veremos como empreendedores e empreendedoras de sucesso fizeram para chegar lá. Num futuro próximo, quem sabe, você será uma de nossas inspirações. 

 

1. Escolha um ramo de que goste

Essa é uma das dicas que o criador d’O Boticário, Miguel Krigsner dá para milhares de líderes no país. Ele afirma que é preciso ter paixão pelo que se faz, já que boa parte da sua vida será dedicada a ela.

O Grupo Boticário é entre as maiores franquias do Brasil. Em 2018, a rede fechou o ano com 3.724 operações ativas, entre elas: lojas, vendas diretas, quiosques e eCommerce.

Seu fundador afirma acordar todos os dias com vontade de trabalhar. Então, chega de preguiça! Pense nas suas motivações e mantenha o foco. 

Ah, e por falar em O Boticário, você sabia que o Grupo é um de nossos associados? 

 

 

2. Compartilhe a sua ideia

No início do negócio, evitamos compartilhar as nossas ideias. O motivo? Medo de cópias e de críticas muito duras. Mas, o fundador da plataforma de serviços GetNinjas, Eduardo L’Hotellier, indica o contrário. Ao comentar sobre os seus planos com amigos e conhecidos, você evita pontos cegos. Aceite sugestões. Elas podem ajudar muito! 

 

3. Acredite

Há 21 anos, uma ex-empregada doméstica, um ex-taxista e dois ex-atendentes do McDonald’s colavam, todos os dias, papéis xerocados em ônibus urbanos. O anúncio dizia “Se seus cabelos são um problema, nós somos a solução”. À noite os papéis eram removidos, mas na manhã seguinte eles refaziam a divulgação.

Foi assim que começou o Beleza Natural, o primeiro instituto especializado em cabelos crespos e ondulados no país. As chances de tudo dar errado eram grandes, mas os quatro nunca desistiram. “A gente acreditava muito em um sonho e era tudo que a gente tinha”, revela Leila Velez, presidente e co-fundadora. 

 

4. Abra caminho

Luiza Helena Trajano é um dos maiores exemplos de empreendedorismo no Brasil. A presidente da Magazine Luiza assumiu o negócio da família na década de 1990. O que começou como uma loja no interior de São Paulo, tornou-se uma rede de 700 unidades, distribuídas em 16 estados. 

Os bens financeiros dessa empreendedora de sucesso ultrapassam R$1 bilhão. Mas, o que destaca Luiza é sua dedicação às política de inclusão e seu incentivo ao empreendedorismo feminino. 

Luiza Helena Trajano, exemplo empreendedorismo e liderança

 

 

5. Saia da zona de conforto

Mesmo que você escolha fazer o que gosta, no nicho que gosta, sempre haverão aquelas tarefas desgostosas. Talvez você não suporte burocracias, mas elas existem em qualquer negócio. Portanto, você precisa se preparar para isso. 

Quem deu esse conselho foi Michael Dell, fundador de uma das maiores empresas de eletrônicos do mundo – e também autor de 7 livros. 

Descubra o que fazer para planejar o crescimento da sua empresa. 

 

 

6. Recomece sempre que for necessário

Ele não está mais entre nós, mas Steve Jobs certamente deixou o seu legado para milhões de pessoas. Esse conselho vem de alguém que foi demitido da própria empresa.  

Sem o fardo de tantas preocupações nas costas, a mente de Jobs sentiu a liberdade criativa novamente. Foi nesse momento que ele fundou duas grandes empresas: a Pixar (com o sucesso do desenho Toy Story) e a NeXt, comprada pela Apple pouco tempo depois. Foi assim que Steve voltou para a sua cadeira na empresa que tanto amou.

 

Steve Jobs, fundador da appe

7. Pense grande

A Dra Mae Jemison foi a primeira mulher negra a ir ao espaço, em 1992. No ano seguinte, demitiu-se da NASA e fundou a própria empresa, Jemison Group. 

O seu objetivo era trazer tecnologia avançada para o dia a dia das pessoas, como projetos de energia solar em países em desenvolvimento. Outro projeto muito bacana envolve telecomunicações por satélite para melhorar a saúde na África Ocidental.

Uma frase de Dra Mae Jemison? “Essa é a sua vida. Siga adiante e faça tudo o que puder com ela. Mas, antes de tudo, que seja a vida que você quer viver”. 

Dra Mae Jemison, empreendedora de sucesso

ACP

ACP

ACP: há 129 anos conectando o comércio, a indústria e os serviços.