Você resolveu fazer uma seleção para sua empresa e, entre os currículos recebidos, encontrou aquele que tanto procurava. O candidato tem todas as qualificações técnicas desejadas.

Durante a entrevista, porém, você descobre que ele não se encaixa na cultura da empresa e acaba por selecionar um outro candidato que não tem um currículo assim tão bom. Isso significa que você dá maior valor ao fit cultural.

Quer saber mais sobre esse conceito e como ele pode ajudar na seleção do melhor candidato para compor sua equipe? Continue a leitura e confira!

E o que é fit cultural?

Você pode até já ter usado esse conceito sem saber exatamente do que se trata. O fit cultural ocorre quando as ideias do candidato à vaga estão alinhadas com a cultura da empresa.

Esse é um aspecto de grande relevância e deve ser considerado no momento da seleção de um novo colaborador. Ainda que ele tenha um bom conhecimento teórico sobre a função e também grande experiência, se ele não apresentar um bom fit cultural, pode não ser uma boa escolha.

As empresas estão valorizando cada vez mais o comportamento do candidato e o alinhamento que as ideias dele têm com as dela. Afinal de contas, alguém que pensa de forma muito diversa pode provocar diversos conflitos internos, resultando em prejuízos para a produtividade da equipe.

O que é cultura organizacional?

Para entender como o fit cultura é importante, você precisa compreender o que é a cultura organizacional e a relevância desse aspecto para o sucesso do empreendimento.

A cultura organizacional está diretamente relacionada com a forma de pensar dos funcionários e o comportamento de todos os membros da empresa. Isso inclui também a forma de vestir, o método de trabalho, a linguagem utilizada entre os membros, entre outros fatores.

Por exemplo, é fácil perceber como a cultura de um escritório de advocacia pode ser diferente de uma agência de publicidade. Os advogados costumam ter uma linguagem própria, sendo mais formais e a vestimenta compatível com essa característica. Em uma agência de publicidade você pode encontrar pessoas trabalhando de bermuda e camiseta. Tudo isso faz parte da cultura.

O candidato escolhido precisa estar alinhado de forma real com a empresa. Se a empresa fosse uma pessoa, eles deveriam ter personalidades parecidas para se dar bem, como amigos.

Qual a importância do fit cultural no momento da contratação?

O momento da entrevista para seleção de um novo colaborador é uma oportunidade perfeita para saber se o fit cultural está alinhado. Por isso, as perguntas devem estimular a reflexão — de modo a evitar respostas prontas — para que a empresa conheça a forma de pensar e de agir do candidato.

Utilizar testes de personalidade também pode ser uma ótima opção. A empresa pode contratar uma terceirizada ou mesmo um psicólogo para aplicar esse teste e descobrir os pontos mais relevantes do comportamento dos candidatos.

Fazer uma boa seleção também ajuda a reduzir o turnover, ou seja, a grande rotatividade de funcionários, algo bastante prejudicial para a empresa.

Também é possível que, durante a entrevista, o fit cultural esteja perfeitamente compatível, mas, quando o funcionário assume o cargo, o comportamento apresentado seja diferente. Nesse caso, a melhor alternativa é o diálogo. Tente compreender porque ele está apresentando um comportamento tão inadequado no ambiente de trabalho. Se não ocorrer nenhuma mudança, a demissão é inevitável.

Agora que você sabe o que é fit cultural e cultura organizacional, já pode utilizar esses conceitos em sua próxima contratação e reduzir o turnover em sua empresa.

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