A possibilidade de sacar o saldo depositado de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, liberado pela Caixa Econômica Federal, é a aposta do governo para estimular a retomada da economia e a ajuda que faltava para que o consumidor inadimplente possa quitar débitos e limpar o nome.

E o empreendedor deve estar preparado para auxiliar o consumidor a utilizar o recurso com consciência. Imagine uma dívida que gera 10% ou mais de juros ao mês. Quitando o débito, ele se livrará de algo que compromete seu orçamento, recuperando seu crédito.

Veja no post que preparamos sobre como utilizar o FGTS para quitar as dívidas dos seus inadimplentes e ainda turbinar o negócio. 

Estimule o consumidor a utilizar o FGTS para quitar sua dívida

Quem são os inadimplentes? Cheque pré-datado sem fundo, parcelas vencidas, boletos em atraso e demais formas de endividamento devem ser levantadas pelo empreendedor.

Conhecendo quem é o consumidor inadimplente é possível estabelecer estratégias que possam ajudá-lo a utilizar o recurso do FGTS com evidência para a quitação da sua dívida.

Em geral, se a pessoa sabe que vai receber um dinheiro, ela acaba fazendo mais dívidas. Por isso, entre em contato com os clientes inadimplentes e faça uma boa proposta para que o consumidor possa se livrar das pendências, retornar ao mercado de crédito e voltar a consumir.

Facilite a negociação

O empreendedor deve se colocar no lugar do consumidor e oferecer condições de pagamento que possam ajudá-lo a utilizar o FGTS e a quitar suas dívidas sem comprometer o orçamento.

A ideia é oferecer condições atrativas para quitação da pendência e fortalecer o uso consciente do recurso obtido com as contas do FGTS. Muito além de ajudar o consumidor a recuperar o seu crédito, o empresário precisa alertá-lo do uso consciente do dinheiro.

O foco principal de quem tem dinheiro para sacar das contas do FGTS é saldar as dívidas com cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado, crédito consignado e crédito pessoal. Os valores recebidos devem se destinar para ajudar o consumidor a sair do vermelho e a ter uma melhor saúde financeira.

Chame o consumidor de volta

Promoções, ofertas e descontos estão sendo as apostas de muitos empresários para trazer o consumidor de volta e alavancar as vendas. Isso significa que é preciso estabelecer estratégias muito atrativas para que o consumidor possa utilizar o FGTS.

Muito além de estimular que o consumidor gaste seu dinheiro do FGTS, é ideal orientá-lo a utilizar com cautela esse recurso. Por muito tempo ele deixou de consumir, e é papel do empreendedor oferecer a oportunidade para que ele continue com seu poder de compra, porém, sem que isso possa afetar seu orçamento.

Ofereça descontos à vista, possibilidade de pagamento a prazo e com parcelas que não comprometam o orçamento do consumidor. Além disso, foque nos produtos que são os mais desejados e ofereça promoções nesses itens.

Com o uso de estratégias corretas é possível estimular o uso do dinheiro das contas inativas do FGTS e aumentar as vendas. Porém, é preciso alertar o consumidor de que a prioridade deve ser a quitação das suas dívidas.

Assine nossa newsletter e receba todas as nossas novidades. Corre lá e deixe seu e-mail!

 

ACP

ACP

ACP: há 129 anos conectando o comércio, a indústria e os serviços.