O consumidor ampliou sua forma de interagir com as empresas. Agora, ele tem a opção de se comunicar mais facilmente por mensagens e usando as redes sociais. Além disso, hoje ele conta com a possibilidade de acessar vídeos e textos explicativos, bem como conhecer a opinião de outras pessoas sobre os mais diversos assuntos.

Nesse contexto, uma estratégia de venda multicanal é essencial, pois ficar restrito a um único canal é limitar seu contato com o cliente.

Mesmo que você não tenha muita intimidade com os canais modernos, não se preocupe! Esse texto vai ajudar a pensar na melhor estratégia para o seu caso. Vamos começar!

O que é a estratégia de venda multicanal?

A venda multicanal consiste em usar os diversos meios para interagir com seu público-alvo, dando preferência para aqueles que seus consumidores já estão habituados.

É uma estratégia que combina canais diretos e indiretos de comunicação e, dessa forma, amplia as possibilidades de divulgação e vendas.

Quais os tipos de canais?

Os canais são divididos entre tradicionais e digitais. Entre os tradicionais, temos:

  • a própria loja física;
  • as franquias;
  • revendas, representantes e distribuidores;
  • televendas;
  • a venda direta.

Já entre os digitais, você pode usar:

  • as redes sociais, como Facebook, Linkedin e WhatsApp;
  • o comércio eletrônico, que são os sites de venda online;
  • o mobile commerce, que são aplicativos para celular e tablet para aquisição e divulgação de produtos;
  • os shopping centers online, que reúnem produtos de diversas empresas.

Como definir os canais?

Nada mais natural do que definir os canais a partir dos hábitos de utilização do seu cliente. Desenvolver uma estratégia para atuar com um canal que ele não usa é desperdiçar energia, tempo e recursos.

Por isso, você precisa investigar junto ao seu público quais são seus canais prediletos. Com essa informação, é possível colocar sua estratégia de vendas em prática aos poucos, começando pelos meios mais importantes.

Tome cuidado para não demorar muito: a tecnologia avança rapidamente e a concorrência também. Evite prazos muito longos de implantação.

Como adotar uma estratégia de venda multicanal?

Agora que você já conheceu a importância da estratégia de venda multicanal, é hora de saber como colocá-la em prática. Veja algumas dicas!

Prepare a estrutura para a estratégia

Adotar muitos canais de venda pode gerar um problema operacional, pois isso requer muita estrutura para administrá-los. Felizmente, a tecnologia pode ajudar: hoje, já existem várias ferramentas que podem ajudar a automatizar essa gestão.

Outro ponto importante é a necessidade de uma preparação adequada do atendimento, já que os canais digitais demandam respostas rápidas e eficientes.

Pense na experiência do cliente

Um ótimo conceito para se ter em mente na hora de elaborar sua estratégia é o de experiência do cliente.

Basicamente, implica pensar em como o consumidor vivencia cada canal, aplicando atenção a cada detalhe para que ele se torne cada vez mais engajado com sua marca.

Use cada canal de forma correta

Ao utilizar as redes sociais, evite assuntos polêmicos, principalmente os relacionados a preconceito, preferências políticas e religiosas. Essa é uma boa regra em qualquer situação, mas nas redes a informação circula rapidamente e qualquer mal-entendido pode tomar grandes proporções.

Além disso, não se esqueça de determinar regras claras de utilização por parte do seu cliente, bem como para os procedimentos que sua equipe vai adotar. Assim, sua estratégia de venda se torna padronizada e mais fácil de administrar.

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