Marketing, Tecnologia da Informação (TI), Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Não importa a área: investir é sempre um grande passo para que uma empresa consiga alcançar seus objetivos de longo prazo.

Acontece que, tão importante quanto investir é acompanhar o retorno sobre o investimento (ROI). Você sabe o que é ROI e como calcular essa métrica?

Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre o assunto, mostrando sua importância e ensinando como calcular esse indicador. Acompanhe conosco.

Afinal, o que é ROI?

O ROI é uma métrica usada para acompanhar o retorno de qualquer tipo de investimento realizado pela empresa. Em outras palavras, toda aplicação que tenha como objetivo um retorno financeiro a curto, médio ou longo prazo pode ser mensurada com essa métrica.

Embora a principal finalidade do ROI seja o acompanhamento do retorno sobre o investimento, o fato é que ela pode significa muito mais do que isso. É com essa métrica que podemos descobrir se determinada estratégia adotada pela empresa está seguindo no caminho certo, ou se devemos mudar de curso.

Como calcular o ROI?

Fazer o cálculo do ROI é muito simples, é só seguir a fórmula:

ROI = (Lucro do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento x 100

Embora pareça fácil, é preciso tomar alguns cuidados para encontrar o resultado preciso. Lembre-se de que lucro não é faturamento. É preciso realizar todas as deduções até chegar a ele. Além disso, o custo precisa envolver tudo o que foi investido, sem excluir nada.

Que tal conferir um exemplo prático?

Vamos supor que uma empresa tenha investido pesado no marketing. Comprou materiais de divulgação, contratou empresas especializadas e até realizou treinamentos. Somando tudo, sem exclusões, tivemos um custo de R$ 10mil. Após o investimento, ela percebeu um incremento de R$100 mil no seu lucro, depois das deduções.

Nesse caso, teríamos que:

ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000 x 100

ROI = 9 x 100

ROI = 900%

Em resumo, o que ocorreu é que o retorno foi nove vezes superior ao investimento, o que é um excelente resultado para a organização.

Qual a importância do ROI?

Corte os gastos desnecessários

Com o ROI, você consegue cortar uma série de gastos desnecessários. Isso porque, ao usar a métrica, você pode ir podando os custos da sua estratégia até descobrir quais deles são realmente relevantes, e quais não contribuem em nada para o aumento do retorno.

Aumente o lucro

Como consequência, ao reduzirmos os custos, nós podemos potencializar os lucros. O acompanhamento do ROI também é fundamental para descobrirmos mais sobre o potencial da empresa e, o que é mais importante, sobre o que deve ser feito para garantir ainda mais retorno para o negócio.

Garanta dados relevantes

Apenas com dados você pode trabalhar em melhorias no seu negócio. Sem informação, você pautará suas decisões apenas na intuição, o que não é uma boa ideia em um mercado cada vez mais competitivo. Portanto, o monitoramento de uma métrica tão importante quando o ROI garante o seu foco na melhoria contínua do negócio.

Norteie as outras métricas

Por fim, esse indicador pode ajudar você a nortear todas as outras métricas do seu negócio. Afinal, tudo o que é medido no negócio tem como único objetivo potencializar os resultados, não é verdade? O ROI é a mãe de todas as outras métricas e, por isso, deve sempre ser acompanhado.

Para fechar este post sobre o que é ROI, é importante mencionar que a análise de números não é suficiente para garantir mais resultados. Antes de tudo, o gestor precisa ter senso crítico para interpretar os dados e, é claro, ter a cabeça no lugar para tomar decisões precisas na sua empresa.

Se você ficou interessado no assunto e quer saber mais, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

ACP

ACP

ACP: há 129 anos conectando o comércio, a indústria e os serviços.