Lidar com pessoas nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente quando estamos falando de uma empresa. Promover o engajamento de funcionários é essencial para conseguir uma boa gestão de pessoas, e isso, por sua vez, melhora a forma como a equipe se organiza e, consequentemente, gera mais vendas e sucesso para a sua empresa.

Qual é a importância do engajamento de funcionários?

A preocupação com os funcionários vem se tornando cada vez mais importante entre os donos de empresas. Eles passaram a compreender que um funcionário que se sente motivado com o trabalho é um dos fatores que caracteriza um estabelecimento de sucesso.

Ele passa a melhorar o atendimento, a prestar um serviço cada vez melhor e a vestir a camisa da empresa quando entende que o seu esforço e os seus resultados são reconhecidos. São comportamentos que tendem a gerar o encantamento do cliente e, até mesmo, a sua fidelização. Por exemplo, alguns clientes só querem ser atendidos por um funcionário específico quando vão a alguma loja.

Para obter isso, é necessário saber como engajar os seus funcionários e como motivá-los para que eles abracem a causa da empresa e passem a funcionar como uma verdadeira equipe. Quer descobrir como? Então continue a leitura deste texto!

Como colocar o engajamento em prática?

1. Seja um líder inspirador

Para se tornarem melhores, as pessoas precisam se inspirar e, normalmente, escolhem alguém para seguir o exemplo. Seja o exemplo que você quer ver nos seus funcionários e faça tudo da forma que gostaria que eles fizessem. E, acima de tudo, seja apaixonado pelo que faz.

Esse líder é aquele que conversa com os funcionários, que lidera a equipe sempre com o objetivo de vê-la crescer e que ensina o que sabe. Ele é motivador e inspira as pessoas a dar o seu melhor todos os dias.

2. Dê autonomia

Não deixe o seu funcionário sem voz dentro da empresa. Ele se sentirá desmotivado já que a opinião dele não fará a menor diferença. Isso gera frustração, o que, por sua vez, reflete em uma quantidade menor de vendas.

Portanto, faça reuniões e dê espaço para que todos da equipe possam dar sugestões e, melhor ainda, ideias que podem melhorar o seu negócio. Eles se sentirão parte da empresa e motivados a crescer dentro dela.

3. Promova capacitações

A equipe deve estar sempre atualizada sobre as tendências e novidades que o mercado oferece. Digamos que você tenha uma loja de calçados. Os funcionários devem estar cientes dos modelos e cores que estão em alta e, acima de tudo, precisam saber como atender bem os clientes.

As capacitações ajudam em todas essas questões. Elas ensinam aos funcionários sobre, por exemplo, como lidar com objeções e contorná-las para convencer os clientes a realizar a compra.

4. Faça pesquisas internas

Uma das melhores formas de saber como os seus funcionários estão se sentindo, de fato, é realizando pesquisas. Faça questionários simples e objetivos e também dê espaço para que eles possam falar sobre algo mais que desejem no questionário.

Assim, você conseguirá identificar o nível de satisfação que os seus funcionários apresentam e poderá melhorar o dia a dia deles com pequenas mudanças.

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