O que deve ser aprimorado na empresa? Como melhorar os investimentos de marketing e de vendas? Quais produtos podem fazer mais sucesso com a clientela? Muitas questões passam pela cabeça do empreendedor, não é verdade? As respostas para todas elas podem ser obtidas por meio da realização de uma pesquisa de mercado.

Esse tipo de prática auxilia o gestor disponibilizando informações relevantes a respeito do cliente, o que é fundamental para que o negócio alcance melhores resultados.

Para ajudar você a entender melhor o assunto, resolvemos trazer um passo a passo de como desenvolver uma pesquisa de mercado. Confira!

Entenda o público-alvo da pesquisa

Afinal, qual é o público-alvo da pesquisa? Essa pode parecer uma pergunta simples, no entanto, ela é muito mais complexa do que parece. Estamos falando do cliente ideal da empresa, ou seja, aquele que realmente precisa dos serviços ou produtos oferecidos pelo seu negócio.

Para descobrir o seu público-alvo, alguns questionamentos podem ser feitos.

  • Qual é a faixa etária do meu público?
  • Qual é o gênero dele?
  • Quais são os seus hábitos?
  • Qual é a renda média mensal do grupo?

Escolha a forma de coleta de dados

Existem muitas formas de se adquirir os dados para a sua pesquisa de mercado, mas elas se dividem em dois grandes grupos: os dados primários e os dados secundários. Vamos conferir um pouco sobre eles?

  1. Dados primários: são dados coletados pela própria empresa. Podem ser conseguidos por meio de um Customer Relationship Management (CRM), de entrevistas, de enquetes e, até mesmo, com a pesquisa Net Promoter Score (NPS).
  2. Dados secundários: os dados secundários são aqueles que foram obtidos por terceiros. No entanto, eles estão disponíveis para o público geral. Podemos citar as pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) como exemplos.

Defina o método da pesquisa

Definir o método da pesquisa também é um importante passo para melhorar a qualidade da apuração. Novamente, os métodos se agrupam em dois grandes tipos, que precisam ser escolhidos de acordo com as suas necessidades. 

  1. Pesquisa quantitativa: nesse tipo de pesquisa, estamos procurando identificar informações objetivas e palpáveis a respeito da clientela. Número de produtos consumidos por mês pelo cliente e proporção entre homens e mulheres que consomem o produto são apenas alguns exemplos.
  2. Pesquisa qualitativa: a pesquisa qualitativa, por sua vez, traça uma análise mais subjetiva, uma vez que o entrevistado tem a oportunidade de expor livremente as suas ideias e opiniões. Em outras palavras, ela não é mensurada em números e cada uma das posições precisa ser considerada.

Estabeleça o tamanho da pesquisa

O tamanho da pesquisa de mercado nada mais é que a amostragem que você pretende considerar. O tamanho dela pode variar de acordo com os elementos que mencionamos. Uma pesquisa qualitativa, por exemplo, requer muito menos pessoas do que uma quantitativa.

Além disso, é preciso ter em mente que quanto mais heterogêneo for o grupo, maior será a necessidade do tamanho da pesquisa. Afinal, as distorções são muito maiores nessa situação. Não se esqueça de descontar o erro amostral, o qual normalmente gira em 5%, mas que pode variar de acordo com o mercado.

Desenvolva o instrumento da pesquisa

Para fechar, é necessário, ainda, definir como será o instrumento da pesquisa, ou seja, o questionário que será enviado para o consumidor.

Em uma pesquisa quantitativa, esse questionário é simples: devemos oferecer questões de múltipla escolha para o entrevistado. Por outro lado, na pesquisa qualitativa, normalmente são elaboradas perguntas abertas, de modo que o consumidor possa discorrer livremente.

O ideal é que todas as perguntas sejam bastante objetivas para evitar qualquer tipo de ruído de comunicação, tais como ambiguidades. Além disso, evite que o material seja muito longo e forneça as ferramentas necessárias para respondê-lo.

Como você deve ter percebido, a elaboração de uma pesquisa de mercado não é uma tarefa tão simples e, por esse motivo, muitas empresas contratam prestadores de serviços especializados no assunto. No entanto, isso não significa que você não possa realizá-las. Basta empenho e dedicação.

Você já teve alguma experiência com pesquisa de mercado? Conta para a gente nos comentários!

ACP

ACP

ACP: há 129 anos conectando o comércio, a indústria e os serviços.