Você já ouviu falar no termo “cultura de feedback”? Sabe o que ele significa? Provavelmente, você já deve ter ouvido essas duas palavras separadas e sabe o que cada uma representa de maneira isolada.

O termo está diretamente relacionado a uma cultura adotada pela empresa de oferecer e receber feedbacks, tanto de maneira interna quanto de maneira externa. O feedback é algo muito importante para o crescimento de todos os colaboradores e, consequentemente, da empresa.

Porém, é preciso criar uma cultura para que esse feedback não seja recebido como uma crítica e para que as pessoas não tenham medo de expor suas opiniões e ideias. Se você percebe que, durante uma reunião, todos ficam muito tensos e calados, é porque a sua empresa não tem essa cultura.

Para deixar tudo ainda mais claro e ajudar você a criar uma cultura de feedback na sua empresa, fizemos este conteúdo. Continue por aqui e fique por dentro do assunto!

Por que aplicar essa cultura é importante?

O primeiro ponto é ter a consciência de que uma empresa não é feita pela estrutura que ela tem, pela localização ou pelos produtos e serviços por ela oferecidos, mas sim pelas pessoas. Portanto, é nelas que você precisa pensar. Se elas crescem profissionalmente, a sua empresa também cresce.

O feedback serve exatamente para proporcionar o crescimento dos seus colaboradores. Pense bem: se um dos seus funcionários tem uma ideia brilhante para melhorar os processos da sua empresa, mas tem medo de críticas por parte do chefe, certamente ele não vai expor essa ideia.

Nesse aspecto, o funcionário perde a oportunidade de se destacar e de crescer como profissional e, é claro, a empresa também. Além disso, ao alimentar essa cultura de feedback, fica mais fácil para o empreendedor reter apenas aqueles funcionários que estão realmente envolvidos com a empresa. Aos serem ouvidos, eles ficam mais satisfeitos com o trabalho e passam a produzir mais e melhor.

Como implementar a cultura de feedback na sua empresa?

Demonstre empatia

Empatia é a capacidade que temos de nos colocar no lugar do outro. Estabelecer empatia com os seus funcionários os deixará mais à vontade para expor seus pensamentos e ideias, sem o medo de serem duramente criticados na frente de outras pessoas.

Crie um ambiente amigável

Estimular a cultura de competição dentro da empresa é um erro. É preciso ter colaboradores, ou seja, além de ajudar no crescimento da empresa, os funcionários precisam se ajudar. Dessa forma, é mais fácil criar um ambiente amigável e, aos poucos, retirar o medo que algumas pessoas sentem ao dar feedbacks para um colega ou para o chefe.

Desenvolva a habilidade de receber feedbacks

Realmente, ninguém mais conhece mais do seu negócio do que você, mas nós somos seres humanos e podemos falhar, aliás, falhamos bastante. Justamente por isso, precisamos de colaboradores e da ajuda de outros profissionais para passar um bom feedback. É importante ser humilde nesse momento e não receber a informação como uma crítica, mas como algo construtivo.

A cultura de feedback é importante para qualquer empresa, não importa o tamanho que ela tenha. Esse é um ponto essencial para proporcionar seu crescimento e também o de todos os colaboradores envolvidos.

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