Como todo empreendedor, você quer ver o seu negócio crescer e gerar frutos. Para fazer isso, é necessário investir dinheiro. Porém, nem sempre esse capital está disponível e pode ser justamente nesse momento que ele seja mais necessário. Nesse cenário, buscar por alternativas de crédito para empresa pode ser uma boa opção.

Para que o seu negócio funcione bem, é preciso ter um bom planejamento financeiro. Afinal, de nada adianta ter dinheiro na mão se você não sabe onde e como investi-lo. Aliás, ter esse planejamento documentado é um fator que pode ajudar você a conseguir o crédito de que tanto precisa.

Neste artigo, apresentamos o que define esse conceito, como você pode se preparar para dar esse passo e quais as melhores linhas de crédito e financiamento disponíveis para investir no seu negócio. Confira!

O que é uma linha de crédito para empresa?

Uma linha de crédito empresarial é um tipo de empréstimo ou financiamento que as instituições financeiras oferecem para as organizações aplicarem a uma finalidade específica. Por exemplo, você pode buscar uma linha de crédito para abrir empresa, financiar maquinário, aumentar o capital de giro, comprar matéria-prima, entre outros.

Esse modelo funciona de forma semelhante a um cartão de crédito ou cheque especial, em que você tem a liberdade de usar os recursos quando melhor convier. A grande vantagem é que uma linha de crédito geralmente disponibiliza valores com limites muito maiores, enquanto os limites das outras opções são consideravelmente mais baixos.

Como conseguir crédito para sua empresa?

Identifique a necessidade de crédito

Agora que você entende melhor o que é esse conceito, precisa saber que o primeiro de todos os passos é tirar um tempo para analisar os motivos pelos quais sua empresa precisa de crédito. Muitos empreendedores podem confundir essa necessidade, pois têm as contas do negócio desorganizadas.

Lembre-se de que o fator maior para tomar essa iniciativa deve ser o de ver a empresa crescer ao comprar maquinário, contratar mais funcionários ou abrir uma filial, por exemplo, e não apenas o de colocar as contas em dia. Se você não tem organização financeira, pode ser que obter crédito acabe atrapalhando o seu desenvolvimento, em vez de ajudar.

Estude as instituições financeiras

A próxima etapa é buscar informações sobre as linhas de financiamento que melhor se enquadram nas necessidades de crédito identificadas anteriormente. Sendo assim, pesquise sobre as diferentes instituições financeiras e as linhas de crédito com as quais operam (veja mais a seguir).

Não se esqueça de estudar as condições de cada banco, como prazos, custos e limites, já que essas variáveis diferem bastante de um para outro.

Saiba, também, que as instituições financeiras têm fatores de restrição e, por isso, é imprescindível estar com todos esses aspectos (situação legal, garantias, capital próprio etc.) adequados às exigências de cada uma.

Estabeleça um valor claro

Antes de solicitar o empréstimo, tenha em mente qual será a finalidade desse dinheiro, ou seja, em que setor será investido e de que forma. Chegar ao estabelecimento financeiro e pedir o valor máximo que pode ser liberado não costuma passar uma boa impressão. Além disso, você pode se perder em meio a sua própria falta de planejamento financeiro.

Tenha um planejamento em mãos

Falando em planejamento, mostrar-se organizado, com os números da empresa em mãos e projeções para um determinado período de tempo e demais contas, é essencial.

Você deve apresentar ao banco que seu projeto é financeiramente viável. Além disso, a maioria das instituições financeiras solicita um estudo da viabilidade do projeto. Com essa preparação, o banco certamente olhará para você e para sua empresa de uma forma muito mais confiante.

Organize suas finanças pessoais

Ainda que o crédito seja para a empresa, sua vida financeira pessoal também será analisada. Sendo assim, o seu CPF será investigado e, se houver qualquer restrição, fica muito mais difícil conseguir um financiamento.

Mas onde conseguir o dinheiro necessário? Existem diversas linhas de crédito e de financiamento disponíveis para quem deseja melhorar o negócio. Conheça, agora, algumas delas!

Quais as principais opções de linhas de crédito para empresas?

Fomento Paraná

Oferece uma linha de crédito para diversas necessidades e tem como público-alvo a microempresa. Por meio do programa Microcrédito Fácil, esse programa ajuda microempresas que tenham o faturamento bruto de até R$360 mil anualmente.

O valor do empréstimo varia de acordo com o motivo do pedido de empréstimo e com o tempo de funcionamento da empresa. Por exemplo, caso você peça um financiamento para investir na expansão do seu negócio, o valor é de até R$20 mil, se a empresa estiver funcionando há mais de 12 meses.

Crédito Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil)

O Sicoob possui mais de 3,8 milhões de cooperados e perto de 2,6 mil pontos espalhados pelo país. Não é por acaso que se tornou o maior sistema financeiro cooperativo do Brasil.

O sistema oferece diversas linhas de crédito para empresas. Veja algumas opções para que você possa expandir a sua empresa:

  • capital de giro;
  • antecipação de recebíveis;
  • financiamentos para compras de maquinários;
  • material de construção e outras.

BNDES

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) é conhecido por oferecer linhas de crédito para empreendedores com diferentes objetivos, que vão desde a abertura de um negócio até a modernização de serviços e expansão da empresa.

A instituição fornece produtos, programas e fundos em diversas modalidades e dentro de muitas características. No site, é possível conhecer as opções disponíveis para o seu negócio e inserir as informações que vão apontar o tipo de crédito que mais se encaixa com o seu objetivo.

Com diversas opções, nem sempre é fácil descobrir qual é a melhor delas. Apesar disso, essa tarefa pode se tornar mais simples quando você passa a entender quais alternativas se adaptam melhor ao seu negócio.

Escolher uma instituição que oferece uma linha direta de comunicação com o responsável pelo empréstimo, por exemplo, pode facilitar (e muito) o seu dia a dia. Além disso, não se esqueça de avaliar o limite de crédito que cada uma pode oferecer.

Agora que você sabe quais são os principais passos que precisa seguir para conseguir uma linha de crédito para empresa, já pode começar a organizar o seu planejamento, preparar a documentação necessária e escolher a instituição que melhor pode servir aos seus objetivos.

E você, gostou do conteúdo, mas ainda tem dúvidas sobre como proceder? Então, entre em contato com nossa equipe especializada e conte conosco para ajudar o seu empreendimento nesse passo importante!

ACP

ACP

ACP: há 129 anos conectando o comércio, a indústria e os serviços.