Gerir uma micro ou pequena empresa não é algo muito simples de ser feito. São muitos os desafios a serem enfrentados no dia a dia: controle financeiro, contratação e demissão de funcionários, ficar atento às novidades do mercado, entre vários outros. Saber fazer uma boa gestão de negócios é essencial para o sucesso do seu empreendimento.

Outra dificuldade muito comum é o acesso ao crédito. Muitas vezes as instituições financeiras não oferecem o montante que o empresário precisa e isso pode prejudicar o crescimento da empresa.

A gestão de negócios pode ser complicada para aqueles que não estão familiarizados com o assunto. Porém, por mais que você tenha uma equipe especializada trabalhando para você, é preciso ter um conhecimento básico sobre os principais problemas e, sobretudo, como resolvê-los.

Para ajudar nesse assunto, listamos abaixo quais são os maiores desafios enfrentados pelos pequenos e microempreendedores e como solucioná-los!

Fazer o planejamento

O planejamento é ponto inicial de qualquer negócio ou qualquer projeto que você deseje realizar dentro dele. Por exemplo, você precisa criar uma boa estratégia de marketing para o lançamento de um novo produto. Então, precisa se reunir com a equipe, analisar se é necessário contratar uma empresa terceirizada ou se é possível fazer o trabalho de maneira interna, determinar o orçamento, entre outros pontos.

Assim, sem um planejamento fica fácil se perder no meio do processo e, consequentemente, perder muito dinheiro e tempo. Portanto, fique muito atento.

Agradar aos clientes

Esse é, sem dúvida, um dos maiores desafios para todos os empreendedores. Não importa qual é o produto ou serviço que você oferece, o cliente sempre é um desafio.

Você precisa criar estratégias para, por exemplo, vencer uma objeção que o cliente crie para não adquirir a sua solução. Uma boa maneira de conquistar os clientes mais desafiadores é treinando a sua equipe: quanto mais ela souber agradar ao cliente, maiores as chances de sucesso nas vendas.

Manter bons funcionários

Os funcionários podem ser um desafio e tanto, mas nada que uma boa gestão de negócios não resolva. Essa gestão deve englobar diversos aspectos do seu empreendimento, inclusive as pessoas.

Dessa forma, valorize sua equipe. Mostre aos funcionários que o trabalho desempenhado por cada um faz a diferença para a empresa. Motive, não apenas com palavras, mas também com benefícios ou mesmo com um aumento na remuneração. O incentivo financeiro e o emocional são muito importantes para manter bons funcionários.

Cuidar da contabilidade

Optar por fazer sua própria contabilidade, caso você não tenha conhecimento suficiente na área, não é a melhor escolha. São muitos os tributos e taxas com que você terá que lidar, especialmente se trabalha com produtos importados ou recebendo serviços de outros países.

Além disso, a carga tributária brasileira já é bastante elevada e não saber como geri-la da maneira correta pode fazer você gastar mais. Assim, o melhor a se fazer é terceirizar esse tipo de serviço e deixar a parte burocrática com quem tem maior prática e conhecimento técnico sobre o assunto.

Quer aprender mais sobre como fazer uma boa gestão de negócios e cuidar do seu empreendimento da melhor forma possível? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdo atualizado em primeira mão!