No início, quando o negócio ainda é pequeno, em alguns casos não é necessário contratar um funcionário. Porém, à medida que a empresa começa a crescer, contratar pessoas para ajudá-lo é fundamental e imprescindível. Por isso, saber quando contratar novos funcionários é uma importante decisão.

Neste momento, diversos aspectos que devem ser colocados na balança. É preciso avaliar a situação financeira da empresa, a situação financeira do país e do nicho de atuação da empresa, os custos, a demanda, a sazonalidade, e muitos outros fatores.

Muitos empreendedores contratam novos funcionários sem realmente analisar a situação da empresa e se ela pode arcar com os encargos trabalhistas, principalmente. Ainda há outras questões como o fato de o funcionário não oferecer o resultado esperado, por exemplo.

Para ajudá-lo a tomar essa importante decisão, vamos dar dicas de como identificar o momento certo para contratar novos colaboradores. Confira!

Faça um planejamento

Vai tomar alguma decisão que impacte a sua empresa diretamente ou não? Faça um bom planejamento antes disso.

Pense nas fases de recrutamento e seleção que devem ser realizadas. Será necessário contratar uma empresa terceirizada ou elas serão feitas de maneira interna? Quanto gastaria com treinamentos para ter essas habilidades necessárias nos funcionários que já possui?

Além disso, você precisa fazer um planejamento financeiro. Para isso, tenha todas as tarifas e tributos que será necessário pagar em mãos. Pense em férias, décimo terceiro salário, FGTS e outros benefícios.

Considere terceirizar

Dentro da sua empresa, existem algumas tarefas que podem ser realizadas por uma outra empresa. Assim, a terceirização pode ser uma boa alternativa — e bem mais barata —, especialmente se for algo pontual.

A terceirização da contabilidade, por exemplo, é uma estratégia já bastante utilizada e comum entre a maioria das empresas. Ter um contador que trabalhe apenas para a sua empresa, de forma exclusiva e internamente, pode deixar os custos muito maiores.

Pense em como o funcionário poderá contribuir

Se você está pensando em contratar alguém, é justo pensar também que esse novo colaborador precisa fazer algo pela sua empresa. Entenda que, caso você seja um lojista e esteja precisando de mais um vendedor, algo bastante comum para as festas de final de ano, ele tem que agregar valor à sua empresa.

Não contrate apenas mais uma pessoa, contrate alguém que possa oferecer novas ideias, que seja proativo, que possa adicionar algo de importante ao seu negócio. Dessa forma, você terá a certeza de que o pagamento do salário e de todos os encargos serão, de fato, bons investimentos.

Descubra se a contratação suprirá as necessidades

Você tem absoluta certeza de que apenas contratar novos funcionários é solução para o problema? Apenas novos colaboradores podem suprir a necessidade da empresa?

O que queremos dizer aqui é que pode ser que não haja realmente a necessidade de um novo colaborador, mas sim de uma reorganização na gestão da sua empresa e na maneira com a qual ela funciona.

Portanto, antes de contratar novos funcionários, avalie muito bem a situação do seu negócio. Só tome essa decisão se realmente for necessária, especialmente se for algo que é para ser realizado no curto prazo ou que pode ser terceirizado.

E aí, gostou do conteúdo do post? Que tal ajudar outras pessoas com essas dicas? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais!

ACP

ACP

ACP: há 129 anos conectando o comércio, a indústria e os serviços.