Em momentos de instabilidade econômica, o número de clientes inadimplentes tende a aumentar. Com isso, as empresas buscam por estratégias de cobrança, a fim de reivindicar os valores devidos e reequilibrar o fluxo de caixa. Mas, como recuperar crédito sem prejudicar o relacionamento com o consumidor?

 

Aqui estão 4 boas maneiras de cobrar clientes devedores:

 

  1. Lembre o cliente da dívida

A grande maioria dos consumidores devedores são pessoas honestas. Elas deixam de pagar suas dívidas porque estão enfrentando alguma dificuldade pessoal e/ou financeira. Muitas vezes elas simplesmente esquecem a data de vencimento de uma fatura e, quando menos esperam, estão com seus nomes registrados no SCPC

 

Antes de recorrer ao Serviço de Central de Proteção ao Crédito, lembre o cliente da dívida. Esse lembrete pode ser enviado por SMS, e-mail ou carta, por exemplo. Caso necessário, retome contato por telefone. 

 

Ao comunicar o débito, tome muito cuidado para que o cliente não se sinta ofendido. Uma cobrança mal feita pode prejudicar a imagem da sua empresa e, até mesmo, trazer danos financeiros. 

 

  1. Conte com um mediador

Em casos mais graves, o ideal é chamar o cliente inadimplente para uma sessão de mediação. Com árbitros imparciais e de confiança, ambas as partes podem chegar a um consenso no modo de pagamento. 

 

Entenda como funciona uma Câmara de Mediação e Arbitragem.

 

Para evitar frustrações, avalie o perfil do cliente. Assim, você negocia valores e prazos justos para ambas as partes. 

 

  1. Conheça seus clientes

Conheça seus clientes para não perder boas oportunidades. Ao analisar o score, ou seja, a pontuação de crédito, você consegue saber quais clientes apresentam baixo ou baixíssimo risco. 

 

A Boa Vista Serviços, entidade parceria da ACP, oferece o Cadastro Positivo, uma ferramenta que analisa todo o histórico de pagamentos de pessoas físicas e jurídicas. Assim, você evita maus pagadores e agiliza as negociações.

 

Saiba como recuperar crédito e evitar clientes inadimplentes. 

 

  1. Terceirize a cobrança

Cobrar um cliente devedor não é tão simples quanto parece. Para definir como recuperar crédito, você precisa estabelecer uma régua de cobrança e tomar muito cuidado para não destruir o relacionamento com a clientela.  Afinal, ela está inadimplente, isto é, sua condição é temporária. Assim que a situação for regularizada, esse mesmo consumidor pode adquirir seu produto ou serviço novamente. Portanto, contratar um especialista em cobrança é uma boa alternativa. Como nós lidamos com isso o tempo todo, conhecemos as melhores estratégias para conseguir o seu dinheiro de volta. 

Com o Registro no SCPC, nossos associados já recuperaram mais de R$1,5 bilhão no último ano. E o melhor: 51% dos clientes que entram no banco de dados do SCPC pagam seus débitos em até 30 dias. Será que você e sua equipe conseguiriam o mesmo resultado se fizessem tudo sozinhos? Essa solução recupera o crédito que você não esperava mais receber de volta – e libera tempo na sua agenda. 

 

Concentre seus esforços. Receba seu dinheiro de volta. Fale com nossos consultores e saiba mais sobre nossos serviços:  sac@acp.org.br / (41) 3320-2968