Uma dúvida comum e bastante recorrente entre boa parte dos microempreendedores é a seguinte: afinal, como recrutar de acordo com a cultura da empresa? Diante da importância de ter colaboradores que estejam em sincronia com os valores organizacionais, o processo de recrutamento é um fator-chave para o sucesso do negócio.

Para deixar claro, a cultura da empresa nada mais é do que o conjunto de ações e comportamentos que deve ser respeitado dentro de seu ambiente de trabalho. Isso vale para todas as partes, dos líderes aos estagiários.

Neste post, explicamos o que você deve fazer para conseguir o máximo de acerto em relação às contratações. Não perca essa leitura em hipótese alguma. Confira! 

Estabeleça a cultura da empresa com precisão

O primeiro passo é estabelecer a cultura da empresa com precisão. Nesse sentido, ter apenas uma ideia de como ela deve ser não é o suficiente, pois é preciso deixar explícito tudo o que se refere a ela.

Do contrário, será difícil identificar os indivíduos com o perfil adequado. Para defini-la, considere o modelo de gestão, o clima organizacional desejado, as políticas de valorização e incentivo ao aprendizado dos trabalhadores bem como o foco de inovação, por exemplo.

Defina o perfil profissional dos candidatos

Em seguida, determine a formação, as habilidades e os conhecimentos que as atividades exigem. Em outras palavras, defina o perfil profissional dos candidatos para cada uma das funções existentes na sua organização.

Esses requisitos servem como filtro inicial para o processo de seleção, levando os possíveis novos colaboradores para o próximo nível ou descartando-os da oportunidade em questão.

Defina o perfil comportamental que deseja contratar

As capacidades profissionais são de extrema relevância, porém, quando o assunto se relaciona à cultura da empresa, o perfil comportamental é o que traz um diferencial expressivo ao recrutamento.

Essa etapa exige honestidade e muita consciência, devendo levar em consideração quais são os comportamentos permitidos e não permitidos. Além disso, também deve esclarecer quais valores as pessoas devem ter.

Atraia os perfis desejados

É na atração dos perfis desejados que o processo de recrutamento se ajustará à cultura da empresa. Descreva as vagas que retratam exatamente aquele profissional que você pretende conquistar. Inclua pontos como:

  • o comportamento requerido no ambiente de trabalho;

  • as necessidades de trabalhar em equipe;

  • como você espera que ele resolva os problemas;

  • o que o negócio tem a oferecer no que diz respeito à carreira e ao crescimento profissional;

  • quais são os desafios do cotidiano;

  • o clima organizacional.

Analise os perfis

A última fase consiste na análise dos perfis, observando os currículos de cada um dos candidatos de modo a entender quais deles são mais adequados à cultura da empresa. Verifique também as suas redes sociais, pois elas são ótimas para descobrir características e preferências pessoais: isso é essencial para a identificação do perfil comportamental.

Por fim, é importante ressaltar que formar uma equipe com um “fit cultural” tem como benefícios a satisfação e a felicidade do funcionário, fatores que certamente contribuirão para o seu bom desempenho.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre como recrutar de acordo com a cultura da empresa. Se quiser ficar por dentro de outros assuntos como esse, assine a nossa newsletter agora mesmo!

ACP

ACP

ACP: há 129 anos conectando o comércio, a indústria e os serviços.