Estabelecer uma comunicação organizacional fluida é uma forma de manter os colaboradores mais motivados no trabalho. Isso contribui para que as pessoas sintam-se mais participativas, compreendidas e se identifiquem com a cultura do ambiente. É tão importante que pode transformar o clima empresarial, trazendo melhores resultados de produtividade e qualidade para o serviço prestado.

Quer melhorar a comunicação na empresa? Veja a seguir uma rápida explicação e cinco dicas para que você e seus colaboradores possam trabalhar em um lugar ainda melhor, sem mudar de emprego.

O que é comunicação interna?

É a forma como a instituição constrói a sua imagem para os funcionários. Como ela comunica regras, procedimentos e demais informações cotidianas aos colaboradores. Mais do que isso: é o conjunto de ações que visa aproximar o funcionário da instituição trazendo ao seu conhecimento as melhores práticas de acordo com as políticas internas.

Como melhorar a comunicação na empresa?

Para isso sugerimos, então, cinco dicas para que consiga melhorar o seu jeito de se comunicar com os colaboradores.

1. Utilizar ferramentas específicas

Se você ainda não tem ferramentas específicas para isso, saiba que está na hora de começar a usar. Sem ferramentas acessíveis de comunicação, você acaba facilitando para os ruídos, que também chamamos de “rádio do corredor”. Eles tendem a desmotivar e disseminar informações não necessariamente verídicas sobre a empresa e os processos.

Use ferramentas oficiais, como:

  • mural de recados;
  • e-mail institucional;
  • redes sociais corporativas ou outros.

2. Centralizar informações

Tenha apenas uma equipe responsável pela divulgação das informações e padronize a forma de enviar comunicados de cada tipo. Isso também ajuda a diminuir ruídos, já que os colaboradores tenderão a confiar mais nas informações oficiais.

Centralizar as informações organiza a expedição de comunicados, evita contradições da própria empresa e alinha de forma geral e homogênea o que tiver que ser passado.

3. Usar a tecnologia a seu favor

A tecnologia tem sido transformacional na vida das pessoas. A comunicação não está fora desse contexto. Use portais internos colaborativos, como intranets, de onde é possível também ouvir. Os funcionários precisam expor seu posicionamento e serem ouvidos, caso contrário, de nada adiantarão os esforços. Para garantir o melhor entendimento de todos é preciso estar aberto a dúvidas e opiniões contrárias.

Outras vantagens de usar a intranet é a velocidade e alcance que podem ser atingidos enquanto se comunica a respeito de qualquer novidade.

4. Definir e valorizar uma cultura organizacional

Use os murais e outras formas abrangentes de comunicação institucional para a divulgação da missão, visão e valores da empresa. Essa é a primeira parte da valorização da cultura do seu negócio. Os colaboradores encarregados de comunicarem-se precisam respeitá-la para conseguirem disseminá-la da melhor forma possível.

Outra ação importante é poder divulgar regras, procedimentos e cases de sucesso dentro da empresa. Todas essas comunicações devem ser feitas de forma bem motivacional.

5. Praticar o endomarketing

Tenha mais engajamento dos colaboradores nos assuntos da empresa. Todos precisam comprar a ideia do negócio, usar dos produtos que vendem e se interessar pelas conquistas da organização. Endomarketing é o marketing voltado para os funcionários. Conquistar os colaboradores por meio da comunicação interna é essencial para que se sintam bem no local de trabalho.

Outra forma de praticar o endomarketing é valorizar os colaboradores em datas comemorativas específicas e oferecer premiações ou confraternizações como recompensas por atingimento de metas.

Podemos concluir dizendo que a comunicação na empresa serve para poder estar mais próximo do colaborador e para que ele se sinta representado. Para alinhar informações e evitar que os funcionários fiquem desmotivados diante de algum processo. Mas, também, serve para unir todos em um mesmo contexto, fazendo com que cada um sinta o quanto seu papel é importante para toda a engrenagem.

Está pronto para promover essa melhora na sua comunicação organizacional? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de outras dicas muito úteis para o seu negócio!