Saber como escolher fornecedores para sua loja é essencial para o sucesso dos negócios. Diversos fatores precisam ser avaliados, como a qualidade do produto, o preço, a forma de pagamento, o atendimento, entre outras variáveis que, quando não observadas, podem prejudicar o desempenho do seu empreendimento.

Portanto, é muito importante saber quais métodos usar para escolher bons fornecedores para a loja. Para ajudar, listamos abaixo as estratégias mais usadas pelas empresas para fazer essa seleção e tomar a melhor decisão para o negócio. Acompanhe.

Analise a situação financeira da loja

Ter um bom controle das movimentações financeiras do negócio é imprescindível, afinal de contas, como saber quanto pode gastar com os fornecedores se não se sabe o quanto tem disponível para essa finalidade?

Por isso, é importante saber com exatidão quanto há disponível em caixa para esse propósito. É preciso saber também de que forma a sua empresa trabalha. Por exemplo, se é pronta entrega, se trabalha com um estoque mínimo, entre outras informações relevantes.

Faça uma grande pesquisa

Antes de selecionar os seus fornecedores, é necessário realizar uma grande pesquisa. Afinal de contas, nem sempre aqueles que estão mais distantes têm um custo maior. O frete tende a ser mais caro, mas as peças podem ter boa qualidade e um baixo custo. Dessa forma, os valores acabam compensando.

Outro ponto que deve ser observado é o prazo de entrega. Quanto antes os produtos forem entregues na sua loja, mais vendas você fará e sempre terá novidades para mostrar aos clientes. Sendo assim, tenha uma lista completa com os possíveis fornecedores para o seu negócio, os prós e contras de cada um, valores e outras informações.

Avalie o serviço

Da mesma forma que você deve oferecer um excelente serviço aos seus clientes, os fornecedores devem fazer o mesmo por você.

O fornecedor pode ter o melhor preço, mas se ele não consegue suprir a sua demanda, ele não é o ideal para o seu negócio. Você pode perder a credibilidade com os clientes por causa disso. Por exemplo, eles pediram uma determinada peça e você afirmou que a teria no dia “x”. Porém, ao irem à loja, os clientes constataram que o produto não estava lá. O fornecedor não conseguiu entregar. O que vai acontecer a seguir? Provavelmente, esses clientes irão para a concorrência.

Busque por alguém alinhado aos seus valores

O fornecedor também deve estar alinhado aos valores da empresa. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas e preza pelo meio ambiente, opte por peças que duram mais tempo e que possuem maior qualidade. Assim, essas peças poderão ser usadas por mais tempo e não danificam tanto a natureza.

Outro bom exemplo é se você deseja vender peças de couro, como bolsas, carteiras, jaquetas e outras. Usar fornecedores que entreguem peças feitas com couro ecológico é uma ótima maneira de manter os seus valores e atender bem aos seus clientes.

Saber como escolher fornecedores para sua empresa não é tão complicado quanto parece. Você precisará de tempo para realizar uma boa pesquisa por internet e por telefone e também saber exatamente como a sua empresa funciona e ter um bom controle de estoque. É sempre bom ter opções de fornecedores em mãos para o caso de um falhar. Esteja preparado.

Quer mais dicas de como cuidar melhor da sua empresa? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdo em primeira mão!

ACP

ACP

ACP: há 129 anos conectando o comércio, a indústria e os serviços.