A carteira de clientes é uma velha conhecida das equipes de vendas. Nela encontramos todos os consumidores que uma empresa mantém vínculos comerciais, sejam eles clientes ativos ou inativos. Agora, além de manter contato com a clientela, temos um novo desafio: acompanhar as mudanças de comportamento de consumo

O consumidor está cada vez mais exigente, pois tem, em suas mãos uma grande quantidade de informações. Pelo celular ou desktop, pesquisa e compara produtos, toma conhecimento sobre a reputação de uma marca e defende suas preferidas. Nada escapa de seu olhar atento. Um deslize e sua empresa será julgada e, até mesmo, boicotada

Se antes tudo o que você tinha que fazer era prestar atenção na concorrência, hoje você deve manter “um olho no gato, o outro no peixe”. 

Como isso é possível?

 

Segmente sua cartela

Classifique seus clientes de acordo com o perfil de consumo. Dessa forma, você poderá adotar estratégias mais específicas e diferenciadas para cada um deles. E mais: você poderá tomar todas as medidas necessárias para garantir a satisfação do consumidor. Será necessário adquirir o suporte tecnológico? Mudar a sede da empresa? Abrir uma nova filial? Todas essas perguntas podem ser respondidas com a segmentação.

 

Trabalhe na fidelização

Com tantas opções no mercado, por que preferimos os produtos da marca A e não da marca B?

Porque nos conectamos com ela! 

É claro que consideramos o preço, a qualidade e a praticidade. Mas, sem uma conexão, dificilmente vamos recorrer à mesma marca quando precisarmos do que ela oferece.

De maneira, muitas vezes, inconsciente, nos perguntamos: “essa empresa é confiável? Ela acredita nas mesmas coisas que eu? Ela me representa?

Por isso é tão importante entender as reais necessidades dos consumidores e desenvolver ações de vendas que atendam à elas. 

Vale lembrar: clientes fidelizados costumam gastar muito mais do que os novos e apresentam muito menos resistência para novidades. 

 

Estude o mercado

Os estudos de mercado analisam não apenas a concorrência, como também o comportamento do consumidor. Com essa inteligência você poderá avaliar mix de produtos, volume de vendas e sazonalidade, por exemplo.  Entendendo como seus clientes se comportam, você consegue segmentar sua carteira de clientes e fidelizá-los.  Conheça as características de um serviço de Inteligência de Mercado

 

Personalize o atendimento

O atendimento é outro ponto que não pode passar despercebido. Para fidelizar seus clientes, eles precisam se sentir especiais. Ou seja, nada de adotar a mesma abordagem para toda a sua cartela. 

Sistemas como o CRM facilitam a personalização, pois os dados da clientela podem ser administrados com mais agilidade.  O resultado são vínculos de longo prazo, baseados na confiança e eficiência. 

ACP

ACP

ACP: há 129 anos conectando o comércio, a indústria e os serviços.