Interessadas em aumentar as vendas e fidelizar os clientes, as empresas procuram diversas formas de conhecê-los melhor, descobrir suas necessidades e criar vínculos.

Porém, é muito comum que esses esforços não sejam bem-sucedidos devido a problemas de comunicação e de informações imprecisas a respeito dos interesses do cliente e de seus padrões de comportamento.

Para ajudar nessa tarefa, o CRM (sigla para “Customer Relationship Management”), surge como uma ferramenta em que tecnologias e estratégias para análise de informações dos consumidores são utilizadas para otimizar o relacionamento com os clientes.

Os benefícios do CRM são vários. Além do uso de sistemas que facilitam a organização e o armazenamento das informações dos clientes, como dados cadastrais e de contato, temos também a reformulação de processos e estratégias para melhorar as ações de marketing e vendas.

Vamos explicar, neste artigo, sobre os benefícios que o uso de CRM proporciona. Boa leitura!

Gerenciamento de equipes de vendas

Quando a equipe de vendas realiza uma tentativa de abordar o cliente enviando-lhe uma informação respeito de um produto, caso esses esforços não sejam organizados, pode-se repetir diversas vezes uma informação para a mesma pessoa, porém, através de vendedores distintos.

Como resultado, a comunicação se torna enfadonha e a pessoa que recebe a mensagem termina por desprezar as mensagens, uma vez que não encontra novidades.

Em um CRM, os envios de mensagens ficam registrados e são rastreáveis. Assim, pode-se organizar melhor quem realizou uma comunicação, quando ela foi feita e o conteúdo das mensagens.

Automação de campanhas de marketing

Com o uso de ferramentas de CRM, as informações de contato com o cliente são unificadas — e-mail, perfis em redes sociais, telefone.

Todos esses dados são vinculados a uma mesma pessoa ou instituição, e o envio de material de marketing pode ser feito conforme o tipo de mídia e o estágio do ciclo de vida do produto.

Assim, conforme o objetivo da campanha, se a intenção é introduzir um produto ou escalar as vendas de modo mais ágil, a equipe de vendas realiza a comunicação por meio dos canais mais adequados, conforme o perfil do cliente.

Comunicação personalizada

Com o auxílio de um CRM, as informações dos clientes são organizadas e analisadas de modo a facilitar o entendimento de suas preferências e interesse.

Assim, não apenas características gerais de grupos de pessoas com características similares, como idade, sexo e localização geográfica, são utilizadas como referência para o entendimento. Ou seja, o interesse pessoal do indivíduo também é considerado.

Dados como histórico de navegação, cliques e compras passadas servem de subsídios para a formulação de propostas e envios de ofertas.

Assim, a chance de oferecer algo que realmente interesse a sua carteira de clientes cresce consideravelmente.

Aumento da satisfação do cliente

Como o CRM ajuda a encontrar formas de interação com o consumidor que permitam o envio de informações mais relevantes, os clientes são atendidos de maneira mais rápida.

Eles também terminam encontrando produtos que são de seu interesse, no momento em que precisam, utilizando os canais de comunicação de sua preferência.

Como você viu, são vários os benefícios do CRM para uma empresa. A ferramenta permite que as informações a respeito dos clientes sejam mantidas mais organizadas, o que leva a uma comunicação eficiente.

Ele ainda agiliza a realização de campanhas da marketing e apoia a equipe de vendas, pois permite a automação de tarefas relacionadas à comunicação com o cliente, evitando o retrabalho.

Por fim, leva a um ganho da satisfação do clientes, pois assegura uma maior aderência entre as informações enviadas a eles e os seus interesses.

Conhecer os benefícios do CRM, uma tecnologia que melhora o relacionamento com o cliente, ajuda a valorizar muito o seu negócio.

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