Organização e eficiência financeira: podemos dizer que sem esses fatores as chances de sucesso de uma empresa reduzem drasticamente. E é por isso que a automação de processos está se tornando praticamente uma obrigação.

O ponto a destacar, e isso é importante deixar claro, é que as tarefas manuais aumentam os custos, expõem as operações aos erros e limitam a produtividade, por exemplo. Por essa razão, preparamos este artigo para esclarecer os principais pontos em relação à automação de processos financeiros para PMEs. Confira!

O que deve ser feito?

Em primeiro lugar, vamos apresentar de forma clara e objetiva o que deve ser feito para automatizar as finanças do seu negócio. Veja a seguir:

Mapeamento dos processos

Para começar, é preciso compreender a importância de realizar um mapeamento de todos os processos que envolvem o seu departamento financeiro. Nesse sentido, considere analisar os procedimentos e ações manuais que podem ser beneficiados pela automação.

Aqui, será necessário conhecer as particularidades de cada atividade, do começo ao fim. E por que tudo isso? Bem, entenda que será difícil automatizar algo com que você não esteja familiarizado.

Migração para o ambiente digital

Feito o mapeamento, o segundo passo seria migrar as informações para o ambiente digital. Aqui, esqueça os papéis e documentos físicos de uma forma geral, a não ser aqueles que realmente não podem ser eliminados: a digitalização dos processos contribuirá para a sua gestão.

Utilização de um software para o controle financeiro

Só há uma maneira de acabar com os processos manuais: utilizando um software de controle financeiro. Com ele, você terá diversas informações a sua disposição, no que se refere às movimentações monetárias, como:

Tudo isso estará ao seu alcance em um mesmo lugar, permitindo que você automatize as atividades conforme suas próprias possibilidades.

Integração às instituições financeiras

Por último, mas não menos relevante, está a integração às instituições financeiras. Quando o assunto se remete à automação de processos, é interessante criar um canal de comunicação entre o seu software e as contas bancárias da sua empresa, por exemplo.

Aqui, não há muito segredo, já que a maioria das plataformas de gestão financeira disponibiliza essa opção de integração.

Quais são os benefícios?

Antes de concluirmos, não poderíamos deixar de mencionar os benefícios da automação de processos. Basicamente, são eles:

  • eliminação de procedimentos repetitivos;

  • redução de erros operacionais;

  • redução de custos;

  • maior agilidade operacional;

  • aumento da produtividade;

  • melhora das tomadas de decisão;

  • melhora da eficiência organizacional.

Para finalizar, lembre-se: seu foco e sua energia devem estar direcionados ao crescimento do negócio, e não na execução das tarefas. Portanto, automatizá-las lhe permitirá fazer o que realmente importa.

Esperamos que este artigo tenha contribuído para o futuro da sua empresa. Se você gostou e quer ficar por dentro de outros assuntos tão importantes quanto este, acompanhe as nossas redes sociais: estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter e também no YouTube!