Definitivamente, a tecnologia veio para ficar. Hoje, sistemas e softwares são utilizados para realizar todo tipo de tarefa em uma organização. Claro que, nesse cenário, a automação de marketing é uma realidade e vem para garantir eficiência, praticidade, agilidade e muito mais resultados para as empresas.

Acontece que muitos gestores e profissionais ainda não sabem muito bem o que é automação de marketing e costumam simplificar bastante o termo.

Se esse for o seu caso, então, é chegado o momento de tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Vamos explicar o conceito e mostrar como escolher a melhor ferramenta para a sua empresa!

Afinal, o que é automação de marketing?

Como vimos, muitos costumam simplificar o conceito de automação de marketing. Para essas pessoas, determinadas ações, como agendar postagens em redes sociais, por exemplo, já representam a forma plena do que o termo representa, quando isso não é verdade.

Podemos dizer que automatizar o marketing é o mesmo que ser capaz de agir de maneira personalizada e automática em relação às necessidades do cliente. É entender o estágio de compra rapidamente e apresentar a solução na mesma hora. Vamos conferir alguns benefícios desse tipo de recurso?

Agiliza processos internos

Na era digital, não basta agir de maneira planejada e calculada — é fundamental garantir a agilidade em qualquer plano de ação. Com a automação em marketing, você garante que uma série de processos internos sejam dinamizados, conferindo ainda mais agilidade para a empresa.

Garante a personalização

A coleta de dados também deve ser uma prioridade na área de marketing, afinal, é com informação que ações mais direcionadas podem ser tomadas. Um sistema de automação de marketing pode ajudá-lo a gerenciar os dados e coletá-los automaticamente, garantindo ações mais personalizadas com as informações obtidas.

Diminui os erros

Para fechar, um grande benefício da automação de marketing é o fato de que você diminui erros, principalmente os operacionais e ligados à tomada de decisão. Afinal, as tarefas serão realizadas de maneira automática, de acordo com os critérios estabelecidos pela empresa, o que reduz a margem para falhas.

Como escolher a melhor ferramenta de automação?

Não basta automatizar, é preciso contar com soluções que realmente atendam às suas necessidades. Afinal, são os sistemas que devem se adaptar e ajudar a empresa a funcionar melhor, não o contrário. O que levar em consideração na hora de escolher a melhor ferramenta? Vamos conferir?

Confira a qualidade do suporte

Em primeiro lugar, é fundamental conferir se a empresa que fornecerá a ferramenta tem um bom suporte técnico. Afinal, o sistema precisa funcionar de maneira permanente para que os resultados sejam conquistados. Para isso, é preciso de um time especializado para solucionar problemas e atender quaisquer necessidades.

Opte por ferramentas personalizáveis

Outro ponto que requer atenção é a busca por ferramentas personalizáveis. Como vimos, é preciso que o sistema se adapte à realidade do seu negócio, não o contrário. Portanto, escolha uma empresa que já disponha de sistemas para a sua área ou ofereça a possibilidade de personalização.

Descubra as funcionalidades disponíveis

Por fim, é muito importante que você confira as funcionalidades disponíveis pela ferramenta. Gestão de dados do cliente? Automatização de mídias sociais? Acompanhamento de indicadores de desempenho? Enfim, todas essas questões precisam ser esclarecidas para a escolha do sistema ideal para o seu negócio.

Em resumo, contar com o suporte da tecnologia é indispensável para qualquer área do empreendimento. Não é mais um diferencial, mas um dever da empresa contar com soluções para garantir um desempenho melhor para a organização. A automação de marketing também se enquadra nas soluções disponíveis para o gestor e deve ser adotada sempre!

Gostou do post? Então, que tal conferir um pouco sobre a importância da imagem corporativa para o seu negócio?

ACP

ACP

ACP: há 129 anos conectando o comércio, a indústria e os serviços.