É crucial saber como motivar uma equipe de trabalho, conduzindo-a ao alcance de resultados exponenciais. Quando isso é feito, é possível extrair o máximo de cada colaborador, bem como arquitetar um empreendimento sólido e rentável.

Nesse processo, é preciso saber como utilizar algumas ferramentas a seu favor. Deve-se otimizar a comunicação dentro do estabelecimento, definir metas inteligentes e investir em uma série de outras ações.

Para ajudar você com esse processo, elaboramos este post. Aqui você vai conhecer as mais importantes dicas para motivar uma equipe de trabalho, além da importância de uma pesquisa de satisfação. Continue lendo e fique por dentro do assunto!

Entenda por que a pesquisa de satisfação do funcionário é importante

Um funcionário insatisfeito tem chance de ser o maior prejuízo que a sua empresa pode ter. Alguém que não está devidamente motivado, não atenderá os clientes com a qualidade que a sua empresa exige. Além disso, esse tipo de situação gera baixa produtividade, rotatividade elevada, aumento dos erros, entre tantos outros prejuízos.

O clima organizacional da empresa é essencial para que todos os funcionários sintam-se bem no local. Um único funcionário insatisfeito pode prejudicar o clima e fazer com que os bons desejem pedir demissão.

Além disso, realizar uma pesquisa é um excelente feedback para os líderes. Saber o que pode motivar a sua equipe é o primeiro passo para deixar a sua empresa mais produtiva e os funcionários mais felizes.

Veja algumas dicas de como motivar uma equipe de trabalho

1. Aprenda a liderar pelo exemplo

O líder é um protagonista, por isso, todos os colaboradores espelham-se nele para pensar, agir e reagir dentro da empresa. Nesse contexto, a liderança pelo exemplo ganha um importante destaque. Com ela, é possível motivar a equipe para a excelência.

Para liderar pelo exemplo é preciso:

  • assumir responsabilidades;
  • cumprir tudo o que diz;
  • colocar a “mão na massa”;
  • ​respeitar os subordinados.

Lembre-se sempre de que as ações falam mais do que as palavras. Então busque alinhar tudo o que diz com o que faz dentro da empresa. Os resultados serão excelentes!

2. Estabeleça um senso de meritocracia

Poucas coisas são consideradas mais importantes do que a ideia de “fazer por merecer”. Quando os profissionais entendem que serão recompensados — em termos de carreira, salário e premiações — pelos seus resultados, empenham-se muito mais.

Para criar um senso de meritocracia, é possível:

  • reconhecer todo trabalho de excelência;
  • recompensar de acordo com a complexidade das tarefas;
  • criar uma perspectiva de crescimento profissional;
  • ​estabelecer uma remuneração variável, de acordo com os resultados.

A meritocracia ainda contribuirá para destacar os profissionais mais talentosos, que verdadeiramente entregam resultados. Busque retê-los dentro da empresa.

3. Crie um propósito de atuação

Já parou para imaginar qual propósito move seu negócio? Se o único objetivo é gerar lucratividade, talvez não consiga engajar seus colaboradores. É preciso ter um propósito que dê sentido ao trabalho e inspire grandes resultados.

Para isso, responda “se minha empresa não existisse, o que o mundo perderia?”. A resposta deve ser única, grande e transformadora.

4. Facilite o processo interno de comunicação

É comum ver empresas preocupando-se com a comunicação com os clientes externos, os consumidores finais. Porém, na maioria das vezes, esquecem-se do diálogo com seus clientes internos, os próprios trabalhadores da empresa.

Ao investir na comunicação interna, é possível demonstrar que valoriza os funcionários e preocupa-se com eles. Isso, consequentemente, interfere na motivação. Veja algumas ferramentas que podem facilitar a comunicação:

  • redes sociais corporativas;
  • grupos de WhatsApp;
  • caixa de sugestões;
  • ​murais de recados.

5. Estabeleça metas alcançáveis e desafiadoras

Uma boa meta funciona como uma bússola, direcionando o trabalho de toda a equipe de funcionários. Desse modo, é possível canalizar os esforços do grupo na busca de um único resultado. Mas é preciso definir metas de qualidade.

Para isso, é importante que elas sejam:

  • realistas, para que o profissional sinta-se capaz de alcançá-las;
  • ​desafiadoras, para contribuir para o crescimento do negócio.

6. Celebre os sucessos deles

Não importa o quão pequeno foi aquele ganho ou uma ideia que um membro teve, se teve um resultado positivo, deve ser celebrado.

Isso ajuda a equipe a ter certeza de que você reconhece os esforços que ela faz e que os eles não são em vão. A recompensa pode ser financeira, mas há outras coisas que são muito mais baratas e que valem mais do que dinheiro.

Elogios na frente dos colegas, por exemplo, é uma ótima forma de motivação, não apenas para o funcionário que fez a coisa certa, mas também para todos os outros. Oferecer recompensas como um dia de folga caso eles finalizem um projeto antes do prazo também é uma ótima maneira de agradá-los.

7. Esteja sempre presente

Um líder deve trabalhar sempre com a sua equipe e estar sempre ao lado dela, ajudando no que for necessário. Além disso, é importante ser educado com todos e oferecer um momento do dia para cada equipe de forma que os membros possam falar dos desafios, das dificuldades e também das ideias.

Esteja sempre atento às datas especiais, principalmente de aniversário. É muito importante que todos sejam lembrados como uma pessoa, um indivíduo e não como só mais um funcionário.

8. Mostre confiança

Se você não confia na sua equipe, então é melhor rever a sua forma de trabalhar e identificar de que lugar vem esse problema. Trabalhar com pessoas nas quais não há confiança é extremamente complicado.

Mostre para os membros que você confia neles e delegue algumas funções importantes. Por exemplo, pegue um novo projeto e repasse para uma das equipes. Mostre que você acredita na capacidade dela e que confia no trabalho que faz.

9. Dê voz

Quando o funcionário tem mais autonomia para resolver certos problemas da empresa, especificamente do setor no qual trabalha, tudo fica mais fácil e ele se sente valorizado. Maior autonomia faz com que a pessoa se sinta importante naquele lugar.

Além disso, procure dar a oportunidade durante as reuniões para que os membros falem o que pensam. Seja aberto, faça críticas construtivas, envie bons feedbacks e torne todo o processo mais leve e sem cobranças. A equipe precisa se sentir à vontade para dialogar sem medo de represálias.

Agora que você já sabe como motivar uma equipe de trabalho, aproveite para aplicar cada uma das dicas em sua empresa. Tenha sempre em mente que colaboradores motivados são mais produtivos e comprometidos com os resultados.

Uma forma de identificar como os seus funcionários estão se sentindo é realizando uma pesquisa com eles. Veja agora como fazer e evite problemas futuros!

 

ACP

ACP

ACP: há 129 anos conectando o comércio, a indústria e os serviços.