Com todas as vantagens que o comércio pela internet possui, a cada dia cresce o número de empresas no meio digital. O mercado tem se tornado mais competitivo e investir em ações de marketing é uma ótima opção para alcançar o sucesso.

Esse investimento aumenta o alcance da marca, melhora a reputação da empresa, cria novos negócios e, principalmente, fortalece o relacionamento com seu cliente, impulsionando as vendas e os lucros.

Se você quer conhecer mais sobre as ações de marketing essenciais para seu negócio, confira nosso post!

Para que servem as ações de marketing?

Montar um bom plano de marketing fará com que sua empresa entenda melhor o mercado em que atua, conheça as necessidades dos clientes e saiba a melhor forma de oferecer as soluções.

Muitos empreendedores acreditam que as ações de marketing têm o único objetivo de aumentar as vendas. Claro, elas geram um acréscimo bem significativo e atraente, mas isso é uma consequência de outros fatores. As ações, se bem planejadas, vão aumentar o alcance da marca, buscando potenciais clientes.

Além disso, a empresa passa a conhecer melhor seu público-alvo e cria possibilidades de melhor atendimento e relacionamento. Saber para quem está oferecendo seus produtos, como utilizam e por que precisam daquela solução faz total diferença na aquisição. Essas ações resultam no crescimento das vendas.

Quais são as ações de marketing essenciais para 2017?

Agora que já sabe a importância das ações, vamos mostrá-las para que você consiga aplicar no seu negócio.

1. Pesquise o mercado

O primeiro ponto é conhecer o mercado em que sua empresa atua. É muito importante analisar as opções disponíveis atualmente, como os produtos ou serviços que seus concorrentes oferecem e seus pontos positivos e negativos. Além disso, verifique qual a real necessidade do público.

Essa pesquisa deve ser feita antes de planejar as ações de marketing, de forma que elas se tornem mais assertivas. Você pode utilizar o alguns indicadores para avaliar o mercado e como os concorrentes estão atuando.

2. Conheça seu público-alvo

Outro ponto essencial é conhecer o público-alvo. Descubra as características das pessoas que irão se interessar pelos produtos e conheça suas particularidades, onde estão e como se comunicam.

Essas informações serão úteis para definir o tipo de tratamento que a empresa deve ter, bem como a forma de linguagem e os meios de comunicação a serem usados.

3. Defina seus objetivos

Para que uma ação seja efetiva, é preciso definir um objetivo. Só assim você saberá se tudo que foi feito correspondeu com o que foi traçado.

Lembre-se de que qualquer meta definida deve ser clara, específica, possível e mensurável. Alinhe esses pontos com sua equipe e defina os objetivos para suas ações de marketing.

4. Trace as estratégias e ações

Agora que você já conhece o mercado e o público-alvo e já tem os objetivos definidos, é hora definir as ações que serão tomadas. É importante que cada ação impacte nos objetivos, que realmente ajude a conquistá-los.

As ações podem ser:

  • estar presente nas redes sociais;
  • investir em acompanhamento de vendas, auxiliando clientes em todas as etapas da compra;
  • promover campanhas de divulgação da marca e produtos;
  • criar marketing de conteúdo.

5. Calcule o retorno sobre investimento das ações

Outro fator essencial diz respeito ao investimento necessário para cada estratégia. Avaliar o retorno sobre investimento de cada ação de marketing trará a visualização das melhores práticas, possibilitando focar naquilo que traz maior retorno e modificar as ações que não são tão efetivas.

Quando se cria um negócio, o principal objetivo é que ele seja rentável, que sua empresa cresça e conquiste uma posição de destaque no mercado. O aumento das vendas é buscado por todos os empreendedores, mas é preciso avaliar a melhor forma de conquistar esse objetivo.

As ações de marketing trazem um planejamento para que as vendas cresçam de forma natural e embasada, aumentando a satisfação dos clientes e criando relacionamentos mais fortes.

Pesquise o mercado, conheça seu público-alvo, defina seus objetivos e trace estratégias para alcançá-los. A partir disso, calcule o retorno sobre cada investimento e foque nas melhores ações.

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