Quando alguém faz um negócio com a sua empresa, você oferece o produto ou serviço e, em contrapartida, essa pessoa tem que fazer o pagamento em troca. Isso acontece várias vezes dentro de um determinado período e para ter maior controle é necessário realizar uma boa gestão de contas a receber.

Esse é um assunto que requer bastante atenção por ser tão importante. Afinal de contas, é com esse dinheiro que você tem a receber que a sua empresa se manterá e poderá se expandir no futuro. Portanto, gerir bem os seus recebíveis é essencial para a saúde financeira do seu negócio.

Para ajudá-lo nessa tarefa, listamos abaixo algumas dicas de gestão de contas a receber que facilitarão o seu dia a dia.

1. Seja organizado

Em qualquer coisa que façamos nas nossas vidas, é necessário ter organização. Por exemplo, o seu guarda-roupa, provavelmente, deve ter uma organização típica: sapatos de um lado, acessórios de outro, roupas íntimas em uma gaveta e assim por diante. O mesmo deve ser feito com os recebíveis da sua empresa.

Assim, use uma planilha, tabela ou qualquer coisa com a mesma finalidade para anotar as datas de vencimento de cada uma das compras que foram realizadas. Faça uma lista daqueles clientes que costumam pagar antecipadamente e daqueles que pagam atrasado. Para estes, é bom ter determinado um limite de tempo de espera.

2. Não tenha vergonha de cobrar

Algumas pessoas vivem dizendo que não podem se envolver com o comércio porque não sabem como cobrar ou têm vergonha de fazer isso.

Pode ser que você tenha um empreendimento, mas pense da mesma forma. É importante saber que essa habilidade pode ser aprendida e melhorada a cada dia. Em pouco tempo a vergonha de fazer a cobrança não existirá mais.

Você tem todo o direito de receber o pagamento combinado se cumpriu com a parte do acordo. Muitos clientes podem, até mesmo, se esquecer da data do pagamento, e cabe a você lembrá-los dessa obrigação.

Há, também, a possibilidade de lidarmos com aquele cliente que fica insatisfeito com a cobrança. Nesse caso, é bom pensar se vale a pena continuar a fazer negócios com ele.

3. Cheque as contas diariamente

Esse é um hábito que todo empreendedor deve criar, especialmente aqueles que têm uma certa dificuldade de lidar com números.

Inclusive, essa prática deve fazer parte do seu planejamento e organização dos negócios. Analisar as contas diariamente contribui para uma boa gestão de contas a receber.

Dessa forma, fica muito mais fácil identificar quais clientes estão inadimplentes, quais costumam pagar antes da data, entre outras informações que são de extrema relevância para o controle financeiro do empreendimento.

Para aqueles que estão inadimplentes, é possível oferecer algum tipo de vantagem. Por exemplo, pagando o valor total da dívida ele recebe um bom desconto. Essa é uma prática comum em diversas empresas, basta fazer uma organização financeira eficaz e descobrir de quanto pode ser esse desconto sem prejudicar as contas.

4. Invista em tecnologia

Atualmente, as empresas podem contar com uma série de softwares que ajudam na gestão financeira do empreendimento. Esses programas costumam emitir relatórios completos, facilitando assim a monitoração diária de contas a receber.

Fica muito mais simples ter em mãos informações importantes sobre o capital que o negócio tem para receber dentro de um determinado período.

Viu como não é complicado fazer a gestão de contas a receber? Seguindo essas dicas, o seu trabalho ficará muito mais fácil e rápido de ser feito. Caso precise, existem diversas empresas que podem cuidar da gestão de contas a receber e oferecer maior tranquilidade.

Precisa de ajuda para cuidar do controle financeiro da sua empresa? Então, entre em contato com a gente e tire as suas dúvidas!

ACP

ACP

ACP: há 129 anos conectando o comércio, a indústria e os serviços.