O planejamento e a organização das etapas logísticas são essenciais para o sucesso de uma empresa. Com a expansão do comércio, surgiram novos desafios nesse processo e a principal dúvida dos gestores, diante desse cenário, é aprender como aperfeiçoar os processos de logística no varejo.

Como o setor tem um papel fundamental na cadeia de varejo e na expansão dos negócios, é preciso entender um pouco mais sobre esse conceito.  Então, acompanhe a leitura para saber mais sobre a sua importância. Também confira algumas dicas de como aprimorar os processos da sua empresa para ter mais eficiência nas operações.

O que é logística no varejo e por que ela é importante?

A primeira tentativa de definir a logística foi feita por um general francês, que utilizou o conceito para referir-se à arte prática de movimentar exércitos. Ou seja, como seriam feitas todas as atividades administrativas relacionadas aos deslocamentos, o alojamento, o acampamento das tropas e dos equipamentos e suprimentos.

Posteriormente, o termo logística passou a ser considerado como o conjunto de atividades relacionadas à previsão e à provisão dos meios necessários a ações realizadas dentro das fábricas.

Atualmente, a logística tem uma amplitude mais global, abrangendo não só a gestão de materiais, mas também a coordenação de processos de produção, gestão de pedidos, distribuição, gerenciamento de informações, dentre outros. No varejo, a importância da logística tem se tornando cada vez maior.

Com uma logística eficaz, é possível:

  • obter redução dos custos operacionais;
  • ter continuidade do fornecimento;
  • manter a qualidade da prestação de serviço com o nível de qualidade desejado;
  • garantir a rapidez nas entregas;
  • registrar e transmitir os dados de maneira mais confiável.

De maneira geral, para os varejistas, a logística otimiza o fluxo de materiais, desde  o fornecedor até o consumidor final. Com isso, garante o (re)suprimento na quantidade certa, de maneira adequada, a um custo razoável e no menor tempo possível para atender às necessidades dos clientes.

Como gerenciar a logística do seu negócio?

Para obter a máxima eficiência e eficácia na gestão de logística no varejo, alguns pontos são fundamentais. Confira, a seguir, quais são eles:

Gestão de estoque

Refere-se ao fluxo de produtos que a empresa disponibiliza para os clientes. Portanto, para controlar o estoque, faça o  acompanhamento da previsão de demanda, monitore a quantidade em estoque, acompanhe a acuracidade de inventário e outras ações essenciais.

Dessa forma, é possível manter a produção funcionando sem interrupções, garantir melhores preços na hora de negociar com os fornecedores, minimizar o acúmulo de produtos e despesas desnecessárias e fazer melhores escolhas sobre a encomenda de novos pedidos.

Rotinas de armazenagem

Esse processo envolve o recebimento, armazenagem, separação de pedidos, conferência e expedição. Então, para garantir um sistema de armazenagem aprimorado, distribua as mercadorias em galpões de maneira que facilite o manuseio e a distribuição.

Isso permite organizar de forma adequada os produtos de um varejo, que fará toda a diferença na hora de identificar uma mercadoria. Além de evitar danos durante a movimentação dos produtos por causa da armazenagem.

Segurança dos produtos

A segurança das mercadorias também é um ponto muito importante para a logística no varejo. Uma vez que afeta diretamente nos índices de avarias e perdas, bem como na satisfação dos clientes.

Portanto, para garantir que as mercadorias cheguem em perfeito estado ao seu destino final, invista em embalagens de proteção adequadas para movimentar as mercadorias sem danificá-las.

Transportes de cargas

Otimize o transporte para atender com mais eficiência a entrega dos pedidos dos clientes. Isso pode ser feito por meio do planejamento das rotas que serão percorridas. Para tanto, avalie a distância, as condições da estrada e a existência de pedágios. As empresas que não têm frota própria podem contar com transportadoras para distribuir as suas mercadorias até os clientes ou para os pontos de vendas.

A logística no varejo traz muitas vantagens para as empresas, como otimização dos espaços físicos, redução de custos operacionais, escolhas mais assertivas e criação de vantagem competitiva. Para tanto, ela deve ser feita da maneira correta e abordar, no mínimo, os principais aspectos fundamentais na gestão de varejo.

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