Informação é uma matéria-prima tão preciosa como qualquer outra. É com ela que podemos desenvolver melhores serviços, produtos, campanhas de marketing e, é claro, um atendimento de excelência para o nosso público-alvo. O cadastro de informações de clientes é fundamental para uma empresa, pois possibilita conquistar resultados ainda melhores. Além disso, esses dados são totalmente gratuitos, uma vez que os próprios clientes fornecessem as informações que você precisa ao realizar uma compra ou entrar em contato com seus produtos e serviços.

Veja, a seguir, por que o cadastramento de informações de clientes é tão importante para o seu negócio.

 

Otimizar as campanhas de marketing

No marketing, quanto mais informações tivermos a respeito do cliente, melhores serão os resultados. Esses dados auxiliam a definição da linguagem de campanhas, a estratégias e as mídias utilizadas, garantindo nossa presença no mercado.

Se conhecermos as necessidades, os espaços frequentados pelo consumidor e o seu nível de exigência, podemos desenvolver campanhas de marketing muito mais precisas e com resultados ainda melhores.

 

 

Melhorar o atendimento ao cliente

Da mesma forma, com o cadastro de informações de clientes, você também pode levantar os dados necessários para realizar o melhor atendimento possível. Afinal, conhecerá as necessidades e o perfil da sua clientela, o que é fundamental para trabalhar em um atendimento personalizado.

Vale lembrar que, para o consumidor, o atendimento é mais importante que o preço do produto ou a sua qualidade. É o que confirma o resultado de uma pesquisa da Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, em que aproximadamente 60% dos entrevistados fizeram essa afirmação.

 

Fidelizar os clientes da empresa

Acompanhar o cliente, desde a primeira compra até o momento presente, auxilia no desenvolvimento de ações personalizadas para os consumidores mais assíduos.

Clientes fidelizados costumam gastar muito mais do que clientes novos e apresentam menos resistência às novidades implementadas pela sua empresa. O ideal, no entanto, é acompanhar a jornada de compra e desenvolver estratégias para que o cliente se sinta motivado a continuar fazendo negócios com você.

 

Ter fácil acesso a esses dados

Mas qual a melhor forma de realizar esse cadastro? Em primeiro lugar, é importante ter em mente que esse cadastro precisa ser realizado da maneira mais eficiente possível. Isso significa que devemos contar com a tecnologia e ser bastante econômicos nas informações que vamos pedir ao cliente. Vamos conferir esses dois pontos?

 

Utilização da tecnologia

Claro, você pode contar com planilhas de Excel para realizar o cadastro, mas essa não é a melhor forma de organizar  dados. Contar com um bom CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, é a melhor alternativa para criar um sistema capaz de recolher, armazenar e categorizar os dados.

Sistemas de automação de loja também são bem-vindos, pois conferem maior agilidade, organização e controle nos processos de gestão, inclusive na importação do legado, ou seja, no cadastramento de produtos, fornecedores e, adivinhe? Clientes!

 

Tipos de informação

Ser econômico no cadastro de informações de clientes é uma forma de garantir o preenchimento de dados. Por isso, peça apenas o essencial do seu cliente. No caso, você pode começar com o nome completo, o documento de identificação, a profissão, a idade, o endereço, o gênero e os meios de contato, como o celular e o e-mail do cliente.

 

Sistemas de gestão e o cadastro de informações clientes

Ao reunir informações sobre seus clientes ficará muito mais fácil gerir a sua loja. Além de saber quais são os consumidores mais propensos a realizar novas compras, você poderá desenvolver ações comerciais e de marketing  compatíveis com seus perfis de consumo. 

Para cadastrar as informações de clientes, a Associação Comercial do Paraná indica o ShopW, o melhor gestor de loja para o seu negócio.  Crie relatórios, emita documentos fiscais, integre e controle filiais. Com o ShopW você concentra em um só lugar tudo o que a sua empresa precisa, inclusive informações sobre seus clientes. Peça mais informações aos consultores da ACP.

 

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